Durante 2020, o consumo digital vai continuar a aumentar entre 35% e 45%

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O estudo “How to Ramp Up Online Grocery -without Breaking the Bank” realizado pela Bain & Company, chegou à conclusão de que a quota de mercado das vendas online no sector da distribuição vai atingir os 10% até 2025 na Europa, contra 3,8% no final de 2019.

A mesma publicação também prevê um aumento entre 35% e 45% no consumo online durante 2020, apesar do relaxamento nas medidas de confinamento causado pela pandemia Covid-19.

De acordo com André Carvalho, sócio do escritório da Bain & Company em Madrid:

“Em Espanha, o peso das compras online durante as semanas de pico de confinamento tem sido o dobro do que vimos em 2019. Estamos convictos de que uma parte relevante deste crescimento se vai manter a médio prazo, com implicações importantes para as grandes redes de supermercados”

Todos os mercados analisados no estudo viveram a aceleração da penetração do canal online, o que equivale a um crescimento de dois a cinco anos.

Neste sentido, para a grande maioria dos supermercados, as entregas ao domicílio são estruturalmente menos lucrativas do que as vendas nas lojas físicas, o que poderia diluir os lucros do setor alimentar se não fossem tomadas medidas para melhorar a baixa lucratividade dos canais de e-commerce.

Assim, o relatório detalha que quem optar por não expandir e melhorar seu canal digital, vai evitar o desgaste dos lucros a curto prazo e torná-los pouco competitivos a longo prazo. Em conclusão, os supermercados devem realizar uma reforma estrutural para que, de acordo com os modelos da Bain & Company, não vejam sua rentabilidade geral cair entre 50-80 pontos-base nos próximos cinco anos.

De acordo com a Consultora, os supermercados devem ainda otimizar a rede omnichannel, diversificando assim as receitas e eliminando os subsídios a canais não sustentáveis. As empresas do setor também devem considerar a parceria ou a aquisição dos conhecimentos necessários por meio de fusões e aquisições, como forma de acelerarem este processo.

 

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba