Quando lançamos uma Loja Online existem algumas funcionalidades base que são essenciais para ter sucesso no mundo do e-Commerce. 

  • Navegação / Menus

É a montra online dos produtos. Uma boa estrutura de navegação garante uma boa experiência de compra aos utilizadores. É aqui que os utilizadores escolhem as categorias de produto de seu interesse e navegam para fazer as suas compras. As categorias devem estar bem estruturadas e os nomes devem ser simples e acessíveis para o comum dos mortais. 


  • Pesquisa Interna

Os utilizadores que já sabem o que querem comprar optam geralmente por procurar o produto no search do website e fazer a compra diretamente sem consultar os menus. Também é comum os utilizadores recorrerem ao search por não encontrarem os produtos que pretendem nos menus e optam por pesquisar diretamente na pesquisa interna do website. Uma boa pesquisa interna gera muitas conversões pelo que a sua existência é essencial. 

  • Conteúdo de Qualidade

Para vender online é necessário que os produtos tenham a maior quantidade / qualidade de informação possível. Não nos podemos esquecer que online não temos nenhum assistente de loja por perto para nos ajudar. Aqui o contacto humano é substituído pelas características do produto. Pelo que quanto mais informação, fotografias e vídeos mais probabilidade temos de convencer os utilizadores a comprar. 

  • Blogue

As páginas de produto por si não têm conteúdo suficiente para tornar as páginas de um website de e-Commerce os primeiros resultados dos motores de busca. Por esse motivo é recomendável que as Lojas Online tenham um Blogue onde podem incluir mais conteúdo relevante sobre o seu produto e/ou serviço de forma a que possam ficar bem posicionados no Google, Bing, Yahoo, etc. 

  • Contactos / Chatbot

O cliente tem que sentir confiança na Loja Online porque não está fisicamente a comprar um bem e/ou serviço. Nesse sentido, é de extrema importância a Loja Online ter uma morada, um e-mail e um telefone associado. Transmite segurança e confiança ao utilizador. Uma das tendências atuais é a inclusão de chatbots que permitem responder às questões dos utilizadores de forma mais célere. 

  • Área de Cliente

Quando compramos um produto ou um serviço online é importante podermos acompanhar o estado da nossa encomenda. Os dados da encomenda, o estado da mesma e a possibilidade de fazer o tracking é uma grande mais-valia. Quanto mais informação o cliente tiver acessível sobre as suas encomendas mais confiança a Loja Online transmite ao utilizador. 

  • Recomendações

Cada vez mais importantes na escolha de compra dos consumidores. Estudos comprovam que é mais provável que um utilizador compre com base nas recomendações de pessoas comuns do que através de qualquer estratégia de publicidade ou opinião de especialistas. O Booking é um dos melhores exemplos da força que as recomendações têm no e-Commerce. É também uma mais-valia no enriquecimento de conteúdo do website de e-Commerce contribuindo para o posicionamento nos motores de busca através de conteúdo dos próprios utilizadores da Loja Online (User Generated Content).  

  • Meios de Pagamento

A proliferação de novos meios de pagamento como o MB WAY são uma das tendências e permitiram ao e-Commerce crescer significativamente. Este era um dos principais problemas para a conversão nas Lojas Online pois os utilizadores tinham receio de efetuar os pagamentos online. A chegada das referências multibanco ao e-Commerce e, posteriormente, estes novos meios de pagamento ajudaram na desmistificação das compras online contribuindo significativamente para o seu crescimento.

  • Newsletters 

As newsletters e o e-mail marketing ainda são uma das principais ferramentas para divulgar os nossos produtos e/ou serviços e, também, criar uma relação próxima com os utilizadores / clientes da nossa Loja Online. Construir uma base de contactos e enviar conteúdos relevantes é essencial para criar uma base de clientes leais à marca.  

  •  Redes Sociais

As redes sociais são uma das estratégias mais comuns para atrair tráfego para as Lojas Online. Aquando da sua explosão o objetivo das redes sociais era sobretudo criar engagement e uma comunidade de fãs das marcas / empresas. Hoje em dia as redes sociais estão cada vez mais focadas em gerar conversão para as Lojas Online. Nada como transformar a base de fãs em clientes.

Estas são algumas das funcionalidades essenciais para o sucesso de uma Loja Online. 

No entanto, uma Loja Online deve estar em constante desenvolvimento pelo que podem e devem ser acrescentadas mais funcionalidades que permitam melhorar a performance e a conversão dos websites de e-Commerce.

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