Foi em 1995 que, num fim-de-semana de Setembro como qualquer outro, Pierre Odmiyar criou uma plataforma digital aberta. O eBay nasceu para transformar o comércio do presente e do futuro. Graças aos seus milhões de compradores em todo o mundo, o eBay tornou-se um barómetro dos grandes marcos culturais que definiram este último quarto de século. Quer seja tecnologia, moda, decoração ou colecionável, se é uma tendência mundial, é uma tendência no eBay. É por isso que o eBay olha para trás e celebra este aniversário com três dos vendedores que moldaram as suas próprias histórias de sucesso através da plataforma.

Criação de oportunidades económicas para PMEs e trabalhadores independentes

Desde a sua criação, há mais de duas décadas, o eBay nasceu com a vocação de oferecer uma proposta de valor única no setor, garantindo transações pessoa a pessoa. Através da sua compra, os utilizadores apoiam empresários e pequenas empresas, enquanto o eBay dá poder a todos os seus vendedores profissionais, ligando-os a mais de 182 milhões de potenciais compradores em todo o mundo. Graças à sua presença e visibilidade na plataforma, as PMEs e os freelancers podem competir numa economia globalizada e contribuir para as suas comunidades.


«O eBay não compete contra nós, pelo contrário, ajuda-nos a crescer.
Xavier Martinez, CEO da Due-Home

Em 2012, a Due-Home fez uma parceria com o eBay porque deu-lhes visibilidade sem custos iniciais e hoje representa 10% das suas vendas. Graças à sua presença no eBay, hoje a loja exporta o seu mobiliário para 5 países: França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Portugal.

Apoio à formação no comércio eletrónico e digitalização

A crise atual teve consequências sem precedentes, especialmente para as pequenas empresas. Perante esta situação e a fim de reduzir o impacto negativo nas suas empresas, durante os últimos seis meses o eBay continuou a apoiar, mais do que nunca, as PME e os trabalhadores independentes. Em Março, a empresa aprovou que os vendedores poderiam adiar o pagamento das suas comissões e que não seriam penalizados por atrasos na entrega das suas encomendas. Agora dá um passo maior, disponibilizando-lhes o programa de formação Accelerate With eBay online e totalmente gratuito, dando-lhes todas as ferramentas necessárias para embarcar no comércio eletrónico e começar a exportar com sucesso.

«O eBay tem sido sempre nosso aliado. Durante esta crise ajudou-nos muito a continuar a ter a visibilidade que a plataforma nos dá, o que se traduziu num aumento das visitas e das vendas para nós». Roberto Rojas, fundador de T-Lovendo

Atualmente, T-Lovendo tem um volume de negócio de 3 milhões de euros e 60% vem de eBay, embora a sua maior conquista tenha sido impulsionar a economia da sua cidade, Orgaz em Toledo.

Tornar a experiência de venda mais fácil, mais barata e mais segura

«eBay é um pioneiro no comércio eletrónico. Há 25 anos que apontamos o caminho para o comércio eletrónico e conduzimos a sua transformação de propósito para realidade. Queremos ser: o aliado estratégico dos vendedores e nunca um concorrente», disse José Angel Lopez, diretor comercial da eBay em Espanha.

«Estar no eBay é como ter uma loja em todas as cidades da Europa. (…) Podemos chegar a qualquer canto numa questão de horas, algo impensável antes da nossa presença no eBay».
Frank Burguera, fundador da California Motorcycles

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram