No seu primeiro ano sob o comando do CEO Jamie Iannone, o eBay relatou o crescimento mais forte dos últimos anos, com receitas de 10,3 mil milhões de dólares e receitas líquidas de 2,5 mil milhões de dólares, excedendo as expectativas em 2020, depois de se ter mantido durante anos numa indústria em expansão.
Entre o quarto trimestre de 2015 e o quarto trimestre de 2020, o valor total de todas as mercadorias vendidas no mercado do eBay cresceu 21%.
Assim, o eBay aumentou o volume bruto de mercadorias em 14,4 biliões de dólares em 2020. No entanto, apesar da plataforma beneficiar do aumento das vendas online, o crescimento desacelerou no fim do ano. Nos EUA, cresceu 35% no segundo trimestre, caindo para os 33% no terceiro trimestre e uma nova queda para os 25% no quarto trimestre.
Fonte: Marketplace Pulse
Ao longo dos anos, as empresas transformaram as categorias do eBay em nichos de mercado: Etsy para produtos artesanais, StockX e The Goat para ténis e The RealReal e Poshmark para artigos de moda. Mas em alguns, o eBay prevalece como líder.
Publicidade e pagamentos foram os principais impulsionadores da receita de 2020 dado que a receita de publicidade atingiu 1 bilião de dólares.