A partir de janeiro de 2021 será exigido um elemento extra de segurança nas compras online com cartão de crédito ou de débito. A medida vem com a intenção de tornar os pagamentos online mais seguros para o consumidor e, nesse sentido, o Banco de Portugal (BdP) aconselha a actualização dos contactos, nas diferentes instituições bancárias, até hoje (fim de agosto).

É preciso mitigar as fraudes e as burlas no mundo online, e é neste sentido que os procedimentos de segurança, no âmbito das transações, vão ser reforçados.  À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada «autenticação forte», ou seja, para confirmar o pagamento o consumidor, para além dos dados do cartão, deparar-se-á com outros elementos extra de segurança, como por exemplo, uma password, uma impressão digital (se usar o smartphone ou o tablet) ou um código enviado por SMS. Por isso, é importante que os contactos associados às contas bancárias estejam atualizados”, alerta o Portal da Queixa. Caso não seja feita esta atualização o consumidor poderá não conseguir efetuar pagamentos online com o cartão se a medida extra for o envio de SMS.


A preocupação com a segurança nos pagamentos online tem aumentado nos últimos anos, sendo que o aumento do movimento do comércio eletrónico durante a pandemia veio criar a urgência de novas medidas para manter o consumidor seguro. Segundo o Portal da Queixa entre janeiro e julho deste ano o comércio eletrónico gerou mais de 9 mil reclamações, uma subida de 213% em relação ao mesmo período de 2019. «O aumento da procura de produtos e serviços através dos canais digitais, por parte dos consumidores portugueses, é uma tendência que veio para ficar”, destaca o Portal da Queixa. 

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