Black Friday está agora no seu sexto ano e já se tornou um dos maiores eventos comerciais do ano. Todos os anos são quebrados recordes de vendas e as promoções são estendidas para mais tipos de produtos, desde pneus de carro a bilhetes de avião. Milhares de pessoas aproveitarão a última sexta-feira de Novembro para fazer uma boa parte das suas compras de Natal.

Os descontos começaram a ter uma validade de 24 horas, mas cada vez mais as empresas estendem o catálogo de ofertas durante todo o fim de semana, até segunda-feira, 27, CiberMonday. Os consumidores terão, por conseguinte, muitas oportunidades de tirar o que querem a um preço mais baixo, tanto nas compras online como nas lojas físicas.

Para alcançar essas vendas as equipes de marketing são aqueles que têm de desenvolver estratégias que lhes permitam não só recompensar os seus clientes mais fiéis, mas também alcançar os consumidores potenciais. As marcas têm uma grande quantidade de informações sobre gostos, compras anteriores e listas de produtos desejados, mas esses dados podem ser uma faca de dois gumes. Por um lado, são muito úteis para desenhar campanhas como a Black Friday, mas por outro lado, se não forem usadas corretamente, podem levar a uma rutura entre o cliente e a marca.

A Selligent, uma multinacional tecnológica que oferece serviços de marketing relacional, oferecem as 5 chaves para realizar uma campanha de vendas promocionais eficaz sem prejudicar o trabalho de fidelização do consumidor que foi realizado durante o ano:

o   Segmentar é básico. Enviar comunicações indiscriminadamente não é a melhor estratégia para qualquer campanha, muito menos para a Black Friday. O sucesso depende de aproveitar ao máximo todas as informações que temos e de personalizar o máximo possível as ofertas. Também podes aproveitar as informações do CRM para desenvolver promoções de cross-selling, com o objetivo de aumentar a cesta de compras. Para este tipo de datas é muito útil estabelecer sinergias entre os departamentos de vendas e marketing para obter a informação da base de dados o mais precisa possível.

o   A omnicanalidade aumenta os resultados. Não é necessário estar obcecado com a implementação da estratégia apenas num único canal, mas sim aproveitar todos os canais para impactar os clientes que temos ao nosso alcance. Temos de desenvolver uma estratégia omnicanal, com a qual possamos tirar partido de todos os pontos de contacto com os consumidores e chegar a cada um deles através do canal que preferirem.

o   Diversificar promoções. É aconselhável lançar diferentes promoções para diferentes tipos de produtos. É necessário cuidar dos consumidores mais leais à marca e oferecer promoções de maior valor. Ofertas em Flash, por tempo limitado, são também uma aposta vencedora em campanhas sazonais como a Black Friday.

o   Aprender com o feedback. Cada interação com o consumidor dá-nos mais detalhes da sua personalidade e gostos. Aprende com ele e melhora as campanhas baseadas nos seus gostos e na troca de informações que são geradas com o seu relacionamento.

o   Sê honesto. O consumidor não é estúpido e sabe o que quer e quanto está disposto a pagar por isso. Provavelmente, terá estado atrás do produto durante algumas semanas, informando-se e comparando preços, pelo que é essencial manter boas práticas comerciais que evitem qualquer risco de perda de credibilidade e reputação junto dos consumidores.

 

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