Existe alguma forma diferente de rentabilizar o tráfego na Internet sem minar os dados de marketing dos seus utilizadores? Como podem os sites e aplicações continuar a ser rentáveis sem um ecossistema dependente de cookies e rastreadores? Estas são algumas das perguntas a que respondeu Reggie Jerath, CEO da Gather, uma plataforma de mineração criptográfica que aproveita o poder computacional de fundo desperdiçado no tráfego da Internet para extrair a moeda criptográfica.
Ecommerce News Portugal (EcN): Quais são os conceitos: Gather online, Gather Cloud, e Gather Enterprise?
Reggie Jerath (RJ): Gather é uma plataforma baseada no mercado que permite aos editores rentabilizar sem anúncios, fornece às empresas e desenvolvedores acesso a um poder de processamento barato e fiável. Temos 3 marcas diferentes.
Gather Online para Receitas Escalonáveis e Previsíveis: Permitimos que os criadores de conteúdos, programadores web e móveis rentabilizem o poder de processamento do utilizador final de forma transparente e segura.
Gather Cloud para Poder de Processamento Acessível: Mantemos o custo do poder de processamento económico para as empresas e ajudamo-las a tirar partido da sua infra-estrutura existente para a recuperação de custos.
Gather Enterprise para um serviço de consultoria de confiança: Ajudamos as empresas a tornarem-se mais ativas, facilitando o seu acesso à tecnologia de cadeias de bloqueio e ajudando-as a desenvolver uma variedade de soluções empresariais para as suas operações do dia-a-dia
EcN: Porquê a criação de uma fundação (Gather Foundation)?
RJ: A Gather Foundation é uma entidade independente composta por 12 membros do conselho de administração. O objetivo da Fundação é ajudar a fazer crescer a comunidade inicialmente através da recompensa de subvenções do tesouro a promissores construtores de ecossistemas. Através do centro comunitário Gather, um balcão único para os proprietários de GTH criarem e votarem em propostas. Os detentores de fichas GTH podem entrar com a sua carteira GTH e votar em propostas activas e podem também criar as suas próprias propostas relativamente a quaisquer decisões futuras do ecossistema Gather.
EcN: A Rede Gather está ligada a causas sociais e de caridade? Em caso afirmativo, quais?
RJ: Começámos a colaborar com a AMANDA, incluindo a sua solução para o desenvolvimento holístico da juventude: o modelo Safe-Hub. Os Safe-Hubs da AMANDLA são espaços de impacto colectivo para que os jovens se sintam seguros, se desenvolvam, se divirtam e realizem o seu potencial. Cada Safe-Hub (9 operacional a nível mundial) implementa o Gather Online para a sua plataforma de aprendizagem online, bem como os seus websites e CRM. Isto irá angariar fundos para os seus programas com o modelo de rendimento inovador do Gather para os criadores.
Também estabelecemos uma parceria com a GIVE Nation na sua missão de levar às crianças e aos seus pais uma cultura financeira sustentável baseada na criptografia. Todas as doações angariadas através desta iniciativa apoiam esta missão de difundir a alfabetização financeira sustentável em muitas escolas da Europa, Ásia, e Américas.
EcN: A Gather Network já tem investidores suficientes. Qual foi a estratégia utilizada para apelar à ideia e atrair investidores?
RJ: Seguimos diferentes estratégias de marketing: Atividades de parceria B2B para expandir o nosso ecossistema, estamos a visar tanto as empresas não-cripto (editoras, empresas) como as empresas criptográficas…
Concentrámo-nos também no crescimento da nossa comunidade: Estabelecemos comunidades locais nas nossas regiões-alvo, atualmente existem 14 comunidades e iremos expandi-las gradualmente. As comunidades locais são geridas por gestores da Comunidade Local e para manter a comunidade ativa e envolvida temos eventos como o EMA Local com grupos locais de terceiros.
Lançámos programas de apostas, liquidez e masternode para que a nossa comunidade ganhe mais fichas GTH, pode obter mais informações sobre isso aqui.
Mas, em geral, o nosso principal objetivo é proporcionar desenvolvimentos, enquanto isso, continuar a construir parcerias significativas e difundir a consciência sobre o projeto com diferentes atividades/listas para construir uma comunidade mais forte com um crescimento orgânico saudável enquanto navegamos através do nosso roteiro.
EcN: Qual é o público-alvo do projeto?
RJ: O nosso público-alvo inicial é as plataformas pequenas e médias, que têm dificuldade em ganhar assinantes e dependem excessivamente de ad-dollars.
Geograficamente, escolhemos áreas como a Ásia, América do Sul, África e Índia para as campanhas iniciais de teste de marketing, uma vez que estas são áreas em que o Google paga menos do que nos EUA e Europa. Continuaremos a chegar a editoras maiores à medida que estabelecermos um historial.
EcN: Para ter acesso à Rede Gather, preciso de fazer algum tipo de pagamento? Em caso afirmativo, qual e porquê?
RJ: Eis como funciona: uma editora ou desenvolvedor de aplicações integra a solução Gather apenas inscrevendo-se através da nossa página online.gather.network e colando em algumas linhas de código. Pedimos então aos utilizadores visitantes autorização para darem uma pequena percentagem do seu poder de processamento para uma experiência melhor e sem anúncios enquanto utilizam a aplicação/serviço… Em primeiro lugar, a nossa moeda nativa GTH será minada nos nossos anos iniciais, após algum tempo, outras moedas criptográficas seleccionadas serão adicionadas, tais como Bitcoin & Ethereum. Mantemos uma pequena percentagem das receitas – é assim que ganhamos dinheiro – e o resto vai para a editora/ desenvolvedora de aplicações. O que significa que, para um impacto zero no desempenho, privacidade ou experiência do utilizador, ajudamos o editor ou a aplicação – desenvolvedor a ganhar dinheiro apenas enquanto os seus utilizadores estiverem a utilizar o website/aplicação.
Num futuro próximo, estamos a planear lançar uma opção de funcionalidades premium para além da atual, para serviços adicionais orientados para o cliente, que inclui um