O inicio da pandemia e o confinamento, ficaram marcados por importantes mudanças adotadas pelos cidadão, afetados pela covid-19, em todo o mundo. Para conhecer em detalhe a evolução dos hábitos de consumo pós-Covid-19.
A empresa de consultoria MARCO, elaborou um estudo sobre os «Hábitos de Consumo Pós-covid-19». O inquérito internacional foi realizado a mais de 4.500 pessoas em Espanha, Itália, Portugal, México, Colômbia e Brasil. Uma das principais conclusões do estudo é que 76% dos cidadãos dos países inquiridos alteraram definitivamente os seus hábitos de consumo.
Hábitos dos consumidores
O comercio eletrónico veio para ficar, e Espanha destaca-se como um dos mercados em que os consumidores afirmam ter comprado mais online, o que equivale a 60%. O destaque ainda assim, vai para a Itália com 81%.
Após o desconfinamento, 40% dos espanhóis afirmam que vão continuar a comprar online, e na América Latina e Itália, o mesmo se repete com 51% e 82%, respetivamente.
Este crescimento tem um impacto no setor do retalho que terá de se continuar adaptar aos novos modelos de compras.
Canais de informação
A televisão foi o canal mais procurado para se manterem informados, seguido da imprensa online, da rádio e as redes sociais, com destaque para o Facebook.
Houve também um boom nas plataformas de streaming, que aumentaram a sua utilização, tendo a Netflix com 52%, sido a mais utilizada, seguida da Amazon Prime com 41%.
Por outro lado, os consumidores também optaram pelos jogos de vídeo como uma das principais opções de lazer durante o confinamento.
Controlo dos meios de comunicação social e das redes sociais
Segundo o estudo, mais de metade dos inquiridos, considera que houve um maior sentido de controlo e censura dos media e das redes sociais, desde o inicio da pandemia. Apenas Portugal, destacou o controlo feito pelo governo, como pouco relevante.
