Estudo revela que 57% dos Portugueses já compra online

Mais de metade da população portuguesa já compra online. Este é o dado mais significativo que emana do Barómetro E-commerce da Marktest referente à primeira metade de 2021.

Num comunicado, a Marktest indicou que “o universo de portugueses que faz compras “online” não para de crescer e atingiu já a fasquia de 56,8% da população com mais de 15 anos residente em Portugal continental“.

Ainda segundo este documento, “os hábitos de compra online estão a aumentar em Portugal e mais do que duplicaram ao longo da última década”, sendo que 4,8 milhões de portugueses “assumem comprar produtos através de plataformas digitais e 42% já o fazem pelo menos uma vez por mês“.

No total, para este estudo foram entrevistados 2.262 indivíduos e as razões para a sua preferência pelas compras online não parecem deixar margem para dúvidas: 58,4% dos inquiridos indica que, o fator decisivo para a sua escolha foram, sem surpresa, os preços mais baixos praticados no e-commerce.

Para além do fator preço, os entrevistados referiram ainda a “disponibilidade do artigo” (33,2%), “conhecer a marca” (31,7%), “os métodos de pagamento utilizados” (30,3%) ou as “boas avaliações dos utilizadores” (30%), para a sua preferência pelas lojas online.

Quando se parte para uma análise mais fina deste estudo em que se coloca em pratos da balança diferentes homens e mulheres, verifica-se que, para o sexo feminino, a “familiaridade” e os “métodos de pagamento” são os fatores imediatamente seguintes aos preços, enquanto para os homens são mais importantes a “disponibilidade dos artigos” e as “boas avaliações de utilizadores””.

A terminar esta ronda pelas conclusões do Barómetro E-commerce da Marktest, retêm-se que, “do total de portugueses que hoje assume fazer compras “online”, 12,1% admitem efetuar compras “online” pelo menos uma vez por semana e 42% dizem comprar produtos “online” pelo menos uma vez por mês“.

Portugal em linha com o resto do mundo

Os dados revelados pela Marktest estão em linha com o que se passa no resto do mundo. De acordo com o Q2 Shopping Index da gigante tecnológica Salesforce, relatório que avalia o comportamento dos consumidores e dos lojistas no mundo digital no segundo trimestre de 2021, verificou-se um aumento no tráfego online (8%) traduzido num aumento das receitas globais em e-commerce (3%).

Com dados recolhidos de mais de mil milhões de compradores no segundo trimestre de 2021, e fazendo uma comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento global na indústria do e-commerce tem sido impulsionado pela pandemia e os bloqueios resultantes do confinamento.

Ao contrário do primeiro trimestre deste ano, o ticket médio (valor médio gasto pelos consumidores em cada compra, decresceu (-5%) apesar do aumento de tráfego online, mas ainda assim o trimestre fechou a crescer face ao período homólogo impulsionado pelas medidas de confinamento devido à pandemia, que obrigaram ao fecho de grande parte do retalho físico.

Crescimento do E-Commerce exige soluções à altura

Com o crescimento exponencial do comércio eletrónico em Portugal e, como vimos, no mundo inteiro, as lojas online foram colocadas sobre forte pressão para oferecerem aos consumidores uma experiência de compra simples e sem atritos.

Uma das dimensões mais importantes nessa jornada de compra é, como assinala o relatório Marktest, os métodos de pagamento.

Neste domínio, salta à vista o papel da REDUNIQ, especialista no desenvolvimento de soluções de pagamentos online, que entrega aos agentes económicos uma panóplia de serviços que tornam os pagamentos online mais rápidos e eficientes.

Um desses métodos é o REDUNIQ@Payments, solução chave na mão que permite receber pagamentos por WhatsApp, e-mail e SMS, mesmo que não tenha um site. Esta é uma opção segura, que simplifica todo o processo de pagamentos à distância em termos de tempo e custos.

O cliente, no momento de escolher um método de pagamento poderá optar pelo pagamento através da solução e assim poderá optar por receber o link para pagamento, por email, por telemóvel ou ser redirecionado para a página da UNICRE.

Para além de facilitar o processo de pagamento ao cliente, o agente económico garante que recebe os pagamentos de forma simples, segura e prática.A eficiência e importância do REDUNIQ@Payments no e-commerce foi recentemente reconhecida pela e-GDS, especialista no desenvolvimento de soluções para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos das empresas que vendem através da Internet, que, em parceria com a REDUNIQ, criou uma nova integração ao seu motor de reservas de forma a facilitar o seu pagamento e a diminuir a taxa de abandono na reta final da reserva.

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