O shopentertainement é uma tendência de e-Commerce em todo o mundo e é, sem dúvida, uma nova oportunidade para as marcas aumentarem as suas vendas online e criarem engagement com os consumidores. 

Esta tendência teve origem na China quando em 2016 o Aliexpress Group lançou o primeiro evento de live streaming que recriou a experiência de compras na Loja Física numa plataforma online. O shopentertainement aposta na inovação e na tecnologia através de um ecossistema sofisticado de live streaming que é um misto entre informação sobre os produtos / serviços das marcas e, também, em simultâneo, um evento de entretenimento. 

As lives passaram a ser uma ferramenta de promoção de produtos em real-time que muitas vezes atribuem descontos exclusivos aos utilizadores que estão presentes no evento digital. É também comum neste tipo de eventos existirem passatempos e, também, a promoção de outros canais digitais como é o caso do website ou a APP da marca.  

O entretenimento é o futuro das compras online? Clic para tuitear

Na China, os dados indicam que o shopentertainement cresceu 44,1% em 2020 e para 2021 é expectável que o crescimento seja de 35,5%, o que representa um volume de negócio de 363,25 biliões de dólares. 

O Real-Time e-Commerce como também é chamado neste mercado combina o entretenimento, o comércio e a comunicação instantânea para criar experiências de compra online interativas, exclusivas e únicas aos seus clientes. 

O potencial deste tipo de estratégia é inegável pois permite ao cliente ter uma experiência de compra próxima através de uma tecnologia inovadora que lhe permite ter um momento de lazer enquanto faz as suas compras. 

O sucesso do shopentertainement rapidamente se tornou tendência e os mercados mais evoluídos na área do comércio eletrónico também começaram a adotar este tipo de estratégia, com especial destaque para os Estados Unidos da América (EUA). Exemplo disso, grandes marcas mundiais como é o caso da Samsung, Adidas, Tommy Hilfiger têm investido em estratégias deste tipo para reforçar o seu posicionamento como marcas inovadoras. 

A importância do Social Commerce

As redes sociais contribuíram muito para o surgimento deste tipo de estratégias com a implementação da funcionalidade de live streaming nas suas plataformas. Esta funcionalidade é muito utilizado por influencers para interagir com os seus seguidores. Em tempo de Pandemia Covid-19, estas transmissões ao vivo aumentaram substancialmente e acabaram por contribuir para colmatar a necessidade de manter a conexão humana promovendo uma interação mais próxima com a realidade. 

Esta nova tendência representa uma oportunidade para as marcas porque potencia substancialmente a interação e o engagement, fomenta o sentimento de pertença e a autenticidade através desta experiência em tempo real. O shopentertainement é, por isso, muito mais do que uma tendência, é sim uma realidade e tem que ser incluída nas estratégias das marcas. 

Shopentertainement em Portugal

Apesar de ser um fenômeno relativamente recente à escala mundial, em Portugal também já existem marcas a apostar neste tipo de estratégia de ativação digital.

A Worten foi a marca portuguesa pioneira ao lançar em 2020 o primeiro evento de live streaming: “Black Friday Night – Uma noite a rebentar com preços” com apresentação de Herman José. Este evento decorreu em simultâneo no YouTube, Facebook, Instagram e teve um acompanhamento especial no Twitter e, também, no Twitch da marca. 

Na Black Friday de 2021, a Worten apostou também neste tipo de estratégia com eventos de live commerce com Vasco Palmeirim e Filomena Cautela. Estes eventos permitem promover os descontos e promoções da campanha da Black Friday da marca e, também, reforçar o seu posicionamento, assim como melhorar o engagement com os seus clientes.

Também a L’Oréal Paris, em parceria com o Continente, promoveu recentemente um evento de live shopping onde Cristina Ferreira, Carolina Patrocínio e Inês Franco (maquilhadora) partilharam dicas sobre as suas rotinas de beleza. O objetivo era potenciar as vendas dos produtos da marca L’Oréal Paris no Continente Online através de um evento que promove uma experiência de compra completamente diferente. 

No fundo, com o live commerce, os clientes conseguem perceber melhor os detalhes dos produtos e ouvir as recomendações em real-time o que potencia a compra online. Além disso, recria um ambiente de compra próximo das lojas físicas, o que permite dar mais conforto ao cliente para efetuar a sua compra online. 

Em tempo de Pandemia de Covid-19, este tipo de estratégia de shopentertainment vai ser cada vez mais utilizada em todo o mundo e Portugal não será exceção. A transformação digital que está em curso potencia o surgimento deste tipo de estratégias inovadoras e disruptivas que contribuem muito para a evolução do comércio eletrónico. 

Nesse sentido, o entretenimento já é uma tendência e fará certamente parte do futuro do desenvolvimento na área de e-Commerce em todo o mundo.

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