A BOXPT Equipment, é uma marca portuguesa de equipamento de treino, que surge em 2013. Durante o projeto de construção de uma box de Crossfit, perceberam que em Portugal existia uma lacuna no que toca ao equipamento para treino e decidiram agarrar esta falha do mercado e lançar a BOXPT Equipment, com vista, no futuro, à internacionalização da mesma. A marca está presente, de momento, em Portugal, França e Espanha e têm experimentado um crescimento exponencial no Brasil e Angola.

Na Ecommerce News Portugal podemos entrevistar Rita Pinto, Digital Marketing e E-Commerce Manager na marca há quase 2 anos, que nos falou sobre o projeto e o sucesso que têm obtido. 


Ecommerce News Portugal (EcN): A BOXPT Equipment é uma loja exclusivamente online? 

Rita Pinto (RP): Não. A BOXPT Equipment tem o seu maior foco concentrado na equipa comercial, que é a responsável por acompanhar, dar consultoria e angariar (clientes B2B) os maiores projetos para a BOXPT. Desde equipar e montar um ginásio completo, uma box ou um estúdio de personal training, esta equipa é, de momento, o nosso ponto forte enquanto presença no mercado nacional e internacional. A loja online surgiu sensivelmente há 4 anos, no sentido de dar resposta a outro tipo de procura – de produtos isolados, como apenas 1 kettlebell ou 1 barra olímpica, e de acessórios, como proteções para pulso ou cintos de halterofilismo. Apesar de que, nos últimos meses e devido à pandemia, esta tendência tem vindo a ser contrariada, pois cada vez mais as pessoas recorrem à loja online para a compra de diverso equipamento.

EcN: Se não, qual a percentagem de vendas pelo canal online?

RP: Em 2020, rondou os 46%.

EcN: Quem é o vosso cliente? E qual o produto mais vendido?

RP: Temos diferentes segmentos aos quais procurámos dar resposta na marca. No mercado B2B, temos desde Ginásios, Boxes de CrossFit, Clubes Desportivos, personal trainers, diretores técnicos de ginásios ou espaços desportivos, até treinadores de modalidades, fisioterapeutas e preparadores físicos. No mercado do consumidor final, quem nos procura são desde os praticantes de crossfit, de musculação, de halterofilismo, até jogadores de diferentes modalidades como karaté, andebol, basquetebol, etc. Não temos apenas um produto mais vendido, dado que normalmente quem procura a nossa marca, procura vários produtos por compra. Mas o top 4 de produtos mais vendidos são, sem dúvida, kettlebells, halteres hexagonais, barras olímpicas e discos. 

EcN: Como fecharam 2020? Como vos afetou a pandemia?

RP: 2020 foi um ano atípico mas com um resultado positivo. Se por um lado os negócios B2B pararam, a procura do cliente final na loja online aumentou de forma a podermos equilibrar as contas. A pandemia trouxe a urgência para muitos praticantes de atividade física de equiparem as suas casas com o material mínimo para continuarem os seus treinos em segurança. Logo em meados de Março sentimos um aumento da procura em mais de 1000%. Desde contactos para a equipa comercial, até compras na loja online. Este crescimento influenciou toda a perspetiva e posicionamento da marca no mercado, pois com ele vieram novos públicos-alvo. De momento, podemos dizer que em 2021 as nossas perspetivas são de continuar a crescer e trabalhar estes novos públicos, mantendo-nos focados nos públicos que já acompanham a marca desde início.

EcN:  Produtos, marca, conceito. O que vos diferencia das outras marcas que estão no mercado?

RP: A BOXPT diferencia-se pela sua experiência. Somos uma das marcas mais antigas no mercado português que com o tipo de produto e serviço que oferecemos e isso trouxe-nos um know-how importante que acaba por ser o fator diferenciador da nossa marca. Quando um cliente nos contacta à procura de soluções para equipar o seu espaço de treino ou até um home gym, sabe que a nossa equipa o irá ajudar em todas as fases do projeto, desde a idealização do espaço, até a escolha do equipamento necessário para as soluções que pretende ter. O nosso serviço pós-venda, principalmente no mercado B2B, é também um dos nossos pontos mais fortes, o que acaba por criar uma ligação importante com os nossos clientes, ao disponibilizarmos serviço de manutenção e acompanhamento ou até consultoria para a abertura de novos espaços.

EcN: Treino kids. Um segmento novo e uma lacuna no mercado?

RP: O treino kids é um segmento que temos vindo a trabalhar nos últimos anos, mas que será um dos focos em 2021. Existe, de facto, uma grande lacuna no mercado no que toca à atividade física dos mais novos, muitas vezes associada apenas à disciplina de Educação Física que têm na escola ou a modalidades extracurriculares que praticam como futebol e karaté. No entanto, o mercado tem-se tornado cada vez mais heterogéneo e já existem muitas crianças e adolescentes que praticam atividade física mais relacionada com treino funcional, junto dos pais ou cuidadores. Apesar disso, no mercado ainda existem muito poucas soluções no que toca a equipamento de treino especializado para este público. É neste sentido que a BOXPT quer ser a marca top of mind para estes.

EcN: Home Gym. Qual o serviço que oferecem aqui?

RP: Para grande parte dos clientes que procuram montar um Home Gym, existem muitas dúvidas relacionadas com o tipo de espaço e equipamento que precisam. Este setor é, também, um dos que teve mais crescimento durante o confinamento em 2020, e graças a isso, queremos potenciá-lo em 2021. A nossa equipa oferece um serviço de consultoria a qualquer pessoa que nos procure para montar um espaço de treino em casa. Sabemos que, muitas vezes, o espaço que têm disponível não tem muitos metros quadrados ou, por se encontrarem num apartamento, o tipo de equipamento que podem usar pode ser limitado. Outra das razões pode até ser a falta de conhecimento por parte do cliente de quais os equipamentos que precisa e o quão versátil pode ser cada um deles. É por isso mesmo que consideramos importante o apoio por parte da equipa comercial em perceber primeiro o tipo de treino que o cliente deseja fazer, as limitações do espaço e como dar resposta às suas necessidades.

EcN: Quais as táticas de marketing mais eficazes para chegar a mais clientes e gerar mais vendas.

RP: Na BOXPT acreditamos que entender o nosso cliente é o ponto-chave para angariar novos clientes e fidelizar os que já compraram. Por essa razão, recorremos frequentemente a clientes que já confiam na nossa marca e com os quais já temos uma ligação para testar produtos, dar feedback sobre os mesmos e sobre os nossos serviços. Apoiamo-nos muito, também, nesse tipo de feedback para criar novos conteúdos, novas campanhas ou até novos produtos. Para nós um cliente informado é um cliente satisfeito e é nessa ótica que temos vindo a apostar cada vez mais no Marketing de Conteúdo, trazendo desde artigos de blog com dicas para montar um ginásio em casa, até vídeos de manutenção sobre como limpar e tratar dos equipamentos para aumentar o seu tempo útil de utilização. O objetivo primordial da marca não é trabalhar para massas mas sim garantir que um cliente que nos contacta a primeira vez encontra a solução que procura e que reconhece que pode contar connosco para futuro.

Outra das táticas que temos vindo a apostar nos últimos meses é associarmo-nos a atletas de alta performance, de várias modalidades, o que nos permite também explorar os mercados dos praticantes de modalidades desportivas que usam o nosso tipo de equipamento não como o seu treino principal, mas como um complemento à modalidade.

EcN: Quais são os planos para este 2021?

RP: O mercado português e internacional já tem muita oferta no que toca a equipamento de treino (que foi o core business da marca durante vários anos). Para 2021, a BOXPT tem imensos projetos que irão revolucionar o mercado. Apesar de não podermos revelar ainda o que estamos a preparar, levantamos apenas o pano para dizer que, por este mesmo mercado estar em crescimento exponencial, fará todo o sentido para nós trazer aos nossos clientes mais do que equipamento. A BOXPT quer-se tornar não apenas uma marca, mas uma aliada de todos aqueles que treinam, seja a modalidade que for, seja onde for. E 2021 será o ano para iniciarmos essa caminhada.

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