Os brindes publicitários são uma ferramenta ideal para atrair novos clientes e fidelizar antigos consumidores, contribuindo para reforçar a identidade de uma marca. Diederik de Koning, CEO da Gift Gampaign, uma empresa especializada na personalização de artigos publicitários, explica-nos quais são as particularidades desta loja online recém-chegada a Portugal, quais as principais vantagens de incluir estes artigos personalizados na estratégia de marketing de uma empresa e como o setor se foi transformando ao longo dos últimos anos. 

Contar com uma boa imagem corporativa é um dos elementos fundamentais para triunfar junto aos clientes, e os brindes de empresa são perfeitos para dar visibilidade e incrementar a identidade de uma marca. Porque, quem não gosta de receber um pequeno detalhe quando participa num evento corporativo? Ou de ser recompensando com um artigo inesperado depois de ter realizado alguma compra? 


Os brindes corporativos são extremamente importantes para fidelizar e conquistar clientes. Mas não só para isso. Também permitem que uma marca seja recordada com maior facilidade, seja pelos clientes ou por outras empresas. Por isso, é importante contar com a ajuda de especialistas neste tipo de artigos publicitários personalizados, que sabem exatamente quais são os melhores brindes para cada setor ou evento, como é o caso da Gift Campaign Portugal, uma empresa com mais de 12 anos de experiência, com presença consolidada em Espanha, Itália e França,  que acaba de chegar ao nosso país, para revolucionar o mercado dos brindes publicitários em Portugal. 

Para saber mais sobre o setor dos brindes corporativos e sobre as particularidades desta empresa, entrevistámos o seu CEO, Diederik de Koning. 

A Gift Campaign acaba de chegar a Portugal, mas sabemos que já tem uma história de mais de uma década na personalização de brindes de empresa. Conte-nos como tudo começou. 

Como ideia, a Gift Campaign surgiu no ano 2013. Antes eu tinha trabalhado como Diretor de Marketing num dos maiores importadores de brindes publicitários da Europa. E o meu sócio, Oriol Badia, trabalhava comigo como E-Commerce Manager. Graças a essa relevante experiência de ambos no setor, nasceu a ideia de criar a Gift Campaign, uma marca especializada na venda de brindes promocionais online, cujo principal objetivo consiste em oferecer aos clientes uma via fácil para conseguir os melhores brindes de empresa para promover um negócio, independentemente do seu setor. 

O que é que torna a Gift Campaign diferente do resto de vendedores de brindes promocionais online? 

A Gift Campaign tem vários aspetos inovadores e distintivos. Mas destacaria principalmente o facto de sermos nós próprios a elaborar o nosso catálogo, selecionando os artigos que consideramos mais apelativos e com os preços mais competitivos. 

Além disso, esse catálogo é complementado por um bom serviço de apoio ao cliente, algo que consideramos essencial. Somos proativos em todas as fases do processo de compra, tanto na elaboração do orçamento, como no acompanhamento do pedido, desde a produção na fábrica até que este se entrega no destino final. Este aspeto é fundamental para gerar confiança e segurança junto aos clientes. 

Qual é o perfil de cliente mais comum da Gift Campaign? 

A maior parte dos nossos clientes são pequenas e médias empresas, assim como instituições públicas e escolas. Também há várias associações de distintas áreas que nos contactam para conseguir brindes para as suas ações de marketing ou eventos. No entanto, também trabalhamos com um número importante de grandes empresas e agências de publicidade, que contam connosco para preparar o merchandising que distribuirão nas suas campanhas e eventos. Um setor menos representativo é o dos brindes personalizados para acontecimentos pessoais importantes como casamentos, comunhões, etc. Mas, como referia, não é uma parte relevante do nosso volume de negócio. 

Como funciona o processo de compra e a distribuição dos produtos da Gift Campaign? 

A principal vantagem do nosso sistema de venda é que o cliente pode pedir o seu orçamento diretamente online, ou através do nosso serviço de atenção ao cliente, caso deseje receber uma amostra digital do produto com o logotipo da empresa. É tao fácil como clicar num botão e incluir os dados pessoais ou os da empresa para fazer o pedido. Assim que este for confirmado, e o cliente tenha aprovado a prova de impressão, damos início à produção. 

Esta fase é muito importante para nós, porque um dos nossos princípios básicos consiste em reduzir ao máximo os tempos de entrega e, sobretudo, poder cumprir os prazos indicados ao cliente. Para isso, trabalhamos com distintas fábricas que enviam o pedido diretamente ao cliente, eliminando alguns passos intermédios inecessários. O tempo de entrega varia dependendo do produto, mas a média está entre os 7 e 12 dias úteis. 

Como conquistam a confiança dos clientes?

Como referia antes, ganhamos a confiança dos nossos clientes principalmente através das nossas políticas de garantia de satisfação. O cliente recebe sempre uma prova de impressão, que pode ser sujeita a alterações se o cliente assim o solicitar, pelo que este poderá estar seguro de que receberá o produto tal como o aprovou. Se isso não acontecer, voltamos a imprimir os artigos ou devolvemos o dinheiro. 

Quanto ao processo de design e produção, e como também referia anteriormente, a nossa equipa de atenção ao cliente acompanha atentamente cada um dos pedidos, e assegura-se de que tudo decorre dentro da normalidade e nos prazos previstos. Desta forma, temos a capacidade e margem para intervir e solucionar eventuais imprevistos que possam surgir. 

Convencidos de que oferecemos um serviço de qualidade, e porque somos grandes defensores da transparência comercial, incentivamos os nossos clientes a falar sobre nós. Por isso, no final de cada pedido, pedimos-lhes sempre que partilhem a sua experiência publicamente, para que os novos clientes saibam o que podem esperar da Gift Campaign. 

Escolher brindes de empresa adequados para cada evento corporativo ou campanha é fundamental para conquistar clientes. Que conselhos dão às empresas que lhes contactam, para que tomem as melhores decisões? 

Para atrair clientes, é fundamental criar neles um desejo ou necessidade. Muitas empresas só se preocupam com encontrar o brinde publicitário mais barato. E se é certo que um brinde barato não tem necessariamente que ser mau, é fundamental considerar outros fatores além do preço. No contexto de um evento corporativo, sempre recomendamos que se escolha um artigo com um valor médio-alto, para gerar uma boa impressão junto aos assistentes. 

Há uma pergunta básica que sempre devemos fazer: se outra empresa me entregasse este brinde personalizado, que impressão causaria em mim? Ficaria com ele e não hesitaria em usá-lo no dia a dia, mesmo tendo o logotipo de outra empresa? Depois de obter estas respostas, é necessário avaliar se o artigo é funcional, ou seja, se vai ter alguma utilidade para o recetor. Caso contrário, acabará metido num armário ou, ainda pior, no lixo. 

E, para terminar, também é fundamental assegurar-se de que o brinde escolhido tem alguma relação com o setor e a mensagem da empresa, ou a imagem que deseja transmitir, ou acabaremos por gerar um efeito contrário ao desejado, podemos mesmo chegar a afetar negativamente a marca. 

Quais são atualmente os brindes mais solicitados pelas empresas? 

Os brindes publicitários mais populares entre as empresas são os sacos de algodão personalizados e as mochilas de cordas, as garrafas personalizadas, as clássicas canetas com o logotipo da empresa e também as pen drives personalizadas, que pouco a pouco vão sendo superadas pelos power banks. Em Portugal, esperamos que este cenário e o ranking de vendas não seja muito distinto. 

Como considera que a Internet está a mudar o mercado dos brindes de empresa? 

Se há algo que caracteriza o mercado atual dos brindes de empresa é a transparência. Para o cliente de hoje em dia, é muito fácil encontrar o produto que procura ou empresas especializadas na personalização de brindes publicitários com uma simples pesquisa num motor de busca. Além disso, o processo de compra é mais simples que nunca graças à tecnologia, que nos permite pedir o produto e visualizar o resultado final através de uma simples amostra virtual. 

A velocidade de entrega é outra das características do mercado atual. As entregas Express em 24 horas são cada vez mais comuns, pelo que o cliente é agora mais exigente e pede essa mesma rapidez, mesmo quando se tratam de produtos personalizados. Por isso, os fabricantes e as lojas online também estamos a trabalhar para reduzir os prazos de entrega. 

Por último, a Internet também tornou o pedido de orçamento num processo muito mais fácil e rápido. Na nossa página web, por exemplo, é possível obter uma cotação em poucos segundos, com uns poucos cliques. 

Como vê a Gift Campaign em 5 anos? Quais os seus objetivos no mercado português?

O nosso objetivo nos próximos anos é estabelecer-nos como o principal fornecedor de brindes publicitários em Portugal e no Sul da Europa. Para alcançar esse objetivo, estamos a trabalhar para melhorar constantemente três dos nossos pilares básicos:  o primeiro tem a ver com a página web, para que seja cada vez mais fácil encontrar e comprar brindes personalizados. O segundo consiste em ampliar o nosso catálogo, incluindo novos produtos de qualidade a preços competitivos, com amplas possibilidades de personalização e entregues em tempos recorde. E o terceiro pilar, não menos importante, está relacionado com o serviço de apoio ao cliente, que é fundamental para acompanhar todas as etapas do processo de compra. 

Chegámos a Portugal num momento difícil, depois de uma situação sanitária excecional que levou muitas empresas a fechar as portas e a parar por completo a atividade durante várias semanas. E sabemos que os próximos meses serão de grande incerteza em relação ao futuro e que se avizinha uma importante crise económica mundial. 

Mas, por outro lado, também confiamos em que esta é uma oportunidade excelente para refrescar a imagem de muitas empresas e de estabelecer uma nova relação com os clientes, adaptando-se aos novos hábitos de consumo – cada vez mais digitais – surgidos com a epidemia. E os brindes de empresa personalizados vão desempenhar um papel fundamental neste processo de reconquista, fidelização e atração de clientes. Terá que haver um grande investimento em Marketing por parte das empresas para voltar a posicionar-se no mercado. E a Gift Campaign está preparada para os ajudar nesse processo. 

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