Jonathan Zarzalejo, Head of Marketing na Too Good To Go esteve presente ontem no Ecommerce News Congress 2021 onde falou sobre os benefícios do reaproveitamento de alimentos e como todos poderíamos beneficiar da marca que representa.
Os resíduos alimentares são responsáveis por 8% de todas as emissões de gases com efeito de estufa.
Um problema global e complexo
1/3 de todos os alimentos acabam no lixo…
- Nível ambiental: os resíduos alimentares são responsáveis por 8-10% de todas as emissões de gases com efeito de estufa;
- Nível social: 870 milhões de pessoas não têm acesso seguro a alimentos;
- Nível económico: os custos dos desperdícios alimentares somam anualmente até 1,2 biliões de dólares a nível mundial.
Se olharmos a nível europeu, a Espanha encontra-se em 7º lugar na UE a nível de desperdício alimentar com 7.7 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados por ano.
Em Espanha, todos os anos é desperdiçado o equivalente ao peso de 190 Titanics.
Jonathan Zarzalejo, Head of Marketing na Too Good To Go
O desperdício que é feito não é só de comida, mas também de recursos. Na Too Good To Go, sonham com um planeta sem desperdício de alimentos sendo que a sua missão é «inspirar e capacitar todos a lutar em conjunto contra o desperdício alimentar».
5 pilares da Too Good To Go para alcançar uma mudança transversal nos resíduos alimentares:
- empresas;
- assuntos públicos;
- educação;
- famílias;
- mercados.
A Too Good To Go oferece a opção mais fácil contra o desperdício de alimentos. Através da app, os estabelecimentos podem oferecer os seus excedentes alimentares para venda a um preço reduzido, com pick-up na loja. Desta forma, evitamos que os alimentos acabem no lixo e ajudamos o planeta.
Ação direta contra as alterações climáticas
Atualmente, a marca de reaproveitamento alimentar está presente em 14 países, possui 34.8 milhões de utilizadores, trabalhando em parceria com 81.000 estabelecimentos. No total, já salvaram mais de 65.9 milhões de alimentos que iriam acabar no balde do lixo.
No caso de Espanha, a empresa conta com 2.5 milhões de utilizadores, 8.000 estabelecimentos parceiros de onde já salvaram 2.7 milhões de alimentos.