Heineken lança a sua primeira… cerveja virtual

Durante a semana passada a Heineken, famosa marca de cerveja, lançou a sua primeira… cerveja virtual! A «conferência de imprensa» teve lugar no palco online e nos 10 minutos que durou foi feita a apresentação da Heineken Silver, uma cerveja «sem calorias, sem ingredientes escondidos, e sem cerveja«, e que sabe a nada.

A marca holandesa criou um vídeo paródia com um evento online em que as pessoas são avatares e se apresenta uma cerveja 100% virtual. Apesar de ser uma brincadeira todos os detalhes de produção de uma cerveja virtual são levados a sério. Os consumidores são «levados» a conhecer o processo de produção virtual e a são apresentados os ingredientes. A levedura virtual, fabricada em tanques horizontais, é conhecida como A-Pixels, e representa a atual levedura A que a Heineken utiliza para fabricar o seu produto da vida real. Os visitantes podem também ver plantações virtuais, «codificadas em código binário», cultivadas por agricultores NPCs (Non-player characters).

O objetivo da marca passa por brincar com o metaverso enquanto conceito relacionado com o produto «cerveja» e levar à reflexão sobre o aproveitamento do metaverso pelas marcas.

A que sabe uma cerveja virtual?

Muitas marcas estão a entrar nesta realidade (virtual), o metaverso. Algumas delas vendem produtos totalmente adaptáveis e personalizáveis a esta realidade mas existem marcas em que o seu produto core pertence ao mundo físico e em alguns só poderão mesmo ser utilizados, provados ou desfrutados no mundo real, como é o caso da cerveja.

A nossa nova cerveja virtual, Heineken Silver, é uma piada irónica. É uma ideia auto-consciente que nos diverte e a muitas outras marcas que estão a saltar para o metaverso com produtos que são mais apreciados no mundo real»

Bram Westenbrink, Global Head da marca Heineken

Num conjuntura em que as marcas lutam por ser criativas de forma a capitalizar ao máximo, aproveitando todos os cenários, canais e realidades como é o metaverso, a Heineken distanciou-se e tira partido da situação ao criar um momento de deleite em que a público poderá rir-se e refletir enquanto consumidor do real objetivo de cada produto que consume. «Eu quero que provem a vossa cerveja e me digam como é a experiência. Se eu tiver feito bem o meu trabalho, vão saborear absolutamente nada!» diz o «cervejeiro estrela» da marca.

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