Hootsuite publica o Social Trends Report 2020

Hootsuite, a plataforma de gestão de redes sociais com mais de 18 milhões de clientes, acaba de publicar o seu relatório Social Trends 2020. Este relatório, publicado pelo quarto ano consecutivo, revela as oportunidades para as marcas criarem as melhores estratégias de marketing nas redes sociais durante o próximo ano.

As marcas começam a comportar-se mais como utilizadores do que empresas em redes sociais, às vezes agindo individualmente com os consumidores e outras vezes em grupos. A chave é que as empresas tornem a experiência perfeita em ambos os casos.

Também estão a envolver-se nas questões importantes que o nosso planeta enfrenta, tornando-se referências de confiança para os seus funcionários, que por sua vez estão usam as redes sociais para alcançar os objetivos da sua empresa.

Por seu lado, TikTok, a plataforma para partilhar vídeos de curta duração, está a mudar o panorama das redes sociais de uma forma surpreendente. Embora os utilizadores da Geração Z de TikTok não sejam públicos-alvo para uma marca, os profissionais de marketing devem pensar em diversificar para além das principais plataformas de redes sociais.

O Social Trends Report 2020 do Hootsuite para empresas destaca:

  1. Brands Balance Between Public and Private Engagement: O aumento de comportamentos mais pessoais e de mensagens de grupo não diminuiu a importância dos canais de redes sociais públicas, que permanecem críticos para a descoberta de marcas e aquisição de clientes. A chave é criar experiências múltiplas, personalizadas e eficientes, equilibrando automação e conexão humana para construir relacionamentos mais profundos com os clientes.
  2. Employers are the focus of attention in a divided world: à medida que o nosso mundo se torna cada vez mais dividido, os funcionários esperam que as suas empresas tomem partido disso. Globalmente confia-se mais nos empregadores do que as ONG, as empresas, os governos e os meios de comunicação social. As organizações irão tirar partido deste novo papel, construindo culturas internas fortes enquanto expandem o propósito da empresa com a defesa dos funcionários e clientes.
  3. TikTok changes the current scenario: Com mais de 800 milhões de utilizadores ativos mensais e uma idade média de 16 a 24 anos, o TikTok continua a crescer incrivelmente. Quer dure ou não, a popularidade do TikTok fornece uma visão valiosa sobre o futuro da cultura social, conteúdo e colaboração. Os comerciantes do marketing de redes sociais precisam de estar atentos ao TikTok, enquanto usam esse conhecimento para adaptar as suas estratégias em redes estabelecidas para a próxima geração.
  4. Social marketing and performance marketing clash: Como os profissionais de marketing social estão sob pressão para expandir as suas habilidades, os defensores da consciência de marca e construção da comunidade também devem ser fluentes em marketing de resultados, deve encontrar-se um equilíbrio entre impulsionar conversões a curto prazo e estratégias de longo prazo para construir valor de marca, felicidade do cliente e diferenciação.
  5. The Social ROI gap narrows: As novas características do comércio social estão a unir a parte superior e inferior do funil de vendas, criando uma grande quantidade de dados no lado da conversão do processo de compra do cliente. Estes dados podem agora ser adicionados às atividades de reconhecimento da marca, oferecendo uma visão mais geral e inestimável de como as pessoas se movimentam através de todo o processo de compra.

Outros pontos interessantes destacados no relatório são:

  • 52% dos clientes dizem que se sentem frustrados quando as marcas não oferecem um tratamento mais humano.
  • 71% dos funcionários acreditam que é de vital importância que seu CEO responda em tempos difíceis e esperam que ele fale sobre questões da indústria, eventos políticos, crises nacionais e temas relacionados com os funcionários.
  • Apenas 37% dos millennials acreditam que os líderes empresariais têm um impacto positivo no mundo, e mais de 26% não confiam neles como fontes de informação fiável e precisa.
  • O vídeo continua a ser o formato de conteúdo de melhor desempenho nas redes sociais. 60% dos entrevistados que são utilizadores da Internet dizem que assistiram a um vídeo no Facebook, Twitter, Snapchat ou Instagram no último mês.
  • 44% dos profissionais de marketing entrevistados citaram o «conversion drive» como um dos principais resultados das redes sociais, logo atrás do reconhecimento da marca.

«O novo ano é um bom momento para reorientar e conduzir estratégias«, diz Henk Campher, vice-presidente de marketing corporativo da Hootsuite. «As tendências sociais que identificamos na Hootsuite fornecem as ferramentas necessárias para criar experiências únicas e importantes entre colaboradores e clientes em 2020 e além«, acrescenta.

«A combinação destas tendências representa novas e grandes oportunidades para as marcas estabelecerem ligações mais profundas, autênticas e duradouras com os clientes, com as redes sociais no centro de tudo o que fazem«, acrescenta Campher.

O Relatório de Tendências Sociais 2020 da Hootsuite foi realizado no terceiro trimestre de 2019. É baseado numa pesquisa com mais de 3.100 profissionais de marketing e entrevistas com especialistas da indústria. O relatório inclui não apenas as tendências, mas também as recomendações da Hootsuite para aproveitar as oportunidades que as tendências representam, juntamente com exemplos abrangentes das grandes marcas que estão a dar-se bem nas Social Media. O relatório completo do Hootsuite Social Trends 2020 pode ser encontrado aqui.

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