O relatório ‘The AI Powered Enterprise: Unlocking the potential of AI at scale‘, mostrou que a implementação bem sucedida de IA tem benefícios para as empresas

  • 79% registou um aumento de mais de 25% nas vendas de produtos e serviços;  62% registou uma diminuição de 25% no número de reclamações dos clientes;
  • 71% assegurou uma redução de pelo menos 25% nas ameaças à segurança;

IA nos setores 

Os setores da Saúde e o Retalho, lideram a utilização de IA, com 27% e 21% das empresas a utilizarem este sistema. São seguidos pelos produtos automóveis e de consumo, com 17% cada, e as telecomunicações com 14%. 


Apenas 38% das empresas do setor da Saúde, suspenderam ou retiraram investimentos devido à covid-19. Isto realça a importância da adaptação dos métodos tradicionais ao contexto actual, onde os assistentes virtuais, aplicações de rastreio e chatbots são essenciais para recolher e fornecer informações durante a pandemia.

Dados fiáveis e de qualidade e líderes especializados em IA, são essenciais

Para os líderes da IA, para se obter melhores resultados dos  sistemas de IA é essencial «melhorar a qualidade dos dados». Uma política de dados sólida assegura que as equipas de IA tenham dados de qualidade e mais confiança a nível executivo nos dados.

O estudo da Capgemini mostrou que mais de metade dos líderes de IA (58%) consideram importante nomear um gestor de IA que pode fornecer às equipas uma visão concreta, estabelecer diretrizes em torno da priorização dos casos de utilização, de ética e segurança, e padronizar a utilização de plataformas e ferramentas.

A formação e atualização de competências são fundamentais para e assegurar estes conjuntos de competências nas empresas.

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