O Instagram está, mais uma vez, a dar mais um passo para atrair utilizadores com novas ferramentas. Está agora a testar uma nova versão do feed de ecrã inteiro, semelhante à do TikTok, para competir diretamente.
O seu objetivo é melhorar a forma como as fotografias aparecem neste novo formato. A empresa também a utilizará para testar alterações à barra de navegação no fundo da aplicação Instagram, onde em breve adicionará atalhos para criar um post e aceder a mensagens. Esta atualização permite, entre outras coisas, que até três publicações (fotos ou Reels) sejam colocados no topo do perfil.

Apesar disto, estas novas características ainda estão a ser testadas em contas seleccionadas pela sua equipa. As últimas alterações vêm juntar-se a uma série de anúncios que incluem um redesenho total para dar um novo visual à aplicação oficial.
O novo feed é apelativo para os criadores, pois o Instagram disse que começaria a recomendar o seu conteúdo aos utilizadores que não os seguissem. Seria semelhante à forma como o TikTok lança o conteúdo que pensa que poderá gostar na sua página For You. Outro benefício para os criadores e anunciantes profissionais é quando diferentes aplicações são padronizadas em torno de um formato. Isto permite que o conteúdo seja reutilizado mais facilmente através de plataformas.
O impulso para se tornar mais parecido com TikTok não é apenas superficial. Meta está a fazer alterações aos algoritmos subjacentes aos feeds do Facebook e Instagram, numa tentativa de permanecer relevante para a forma como os jovens utilizam as redes sociais.