O Instagram é há muito tempo a rede social favorita dos influencers. Há um ano atrás começaram a apostar em novas formas de ganhar dinheiro diretamente na app. Agora, o Instagram está a explorar subscrições para influencers e um mercado para NFT, disse o CEO do Instagram, Adam Mosseri, numa entrevista.
Existem diferentes maneiras de facilitar o relacionamento financeiro entre um fã e um criador. Ser capaz de se inscrever num conteúdo diferenciado, único ou exclusivo, na verdade, parece mais aditivo como um fã do que assistir a um anúncio.
Conteúdo exclusivo
Essas assinaturas de influencers do Instagram provavelmente dar-lhes-ão a oportunidade de vender acesso a material exclusivo. Esse recurso será semelhante a como os criadores do Patreon vendem assinaturas para conteúdo especial. O Twitter mostrou um recurso semelhante no início deste ano, chamado Super Follows, e o YouTube já permite que ofereçam aos subscritores pagos vantagens extras.
Isso seria um acréscimo a uma série de recursos que o Instagram e o Facebook lançaram no ano passado para influencers, incluindo a partilha da receita de anúncios. Assim, não está descartado um fundo para criadores do Instagram, semelhantes aos introduzidos pelo YouTube e Snapchat para pagar às pessoas para fazerem vídeos.
Mercado para NFT
Esta rede social está a considerar um mercado para NFT, os colecionáveis digitais únicos que variam de memes a obras de arte. «Para os artistas do NFT, o Instagram costuma ser a plataforma de escolha para mostrar o seu trabalho», disse Mosseri. «Adoro a ideia de que façamos mais nesse espaço.»