Mario Manzieri fala sobre o panorama do e-commerce português e estratégias de otimização de pagamentos

A segunda edição do Epayments Day Portugal decorreu no passado dia 2 de junho onde se discutiram diversos temas sobre o universo dos pagamentos online. Connosco tivemos Marco Manzieri, sénior male manager na Checkout.com, que nos falou sobre o panorama do e-commerce português e estratégias de otimização de pagamentos.

Checkout.com

A Checkout.com, uma das maiores fintech privadas da atualidade, foi fundada em 2012 e atualmente apresenta um crescimento anual médio de quase 300%, comportando mais de 2000 colaboradores, distribuídos pelos mais de vinte escritórios que se encontram espalhados por cinco continentes.

Segundo Marco Manzieri a proposta de valor da Checkout.com é muito simples,

“nós queremos ajudar os nossos clientes a crescer em escala global sem complexidade, ajudando a identificar as oportunidades de otimização dos seus pagamentos, de que tipos de ações podem ser tomadas para otimizar os seus pagamentos. Tudo isto sem perder de vista o encontrar do equilíbrio perfeito entre prevenção à fraude e otimização das taxas de conversão. E claro, melhorando sempre a experiência do usuário.”

Marco Manzieri

Oportunidade do comércio digital em Portugal

Mario Manzieri inicia a sua palestra destacando a importância de 2022 para o ecommerce, desde logo porque, dados da Statista apontam, não só a não desaceleração da economia nos próximos tempos, mas também um crescimento da mesma de 50% até 2025, principalmente no que toca ao setor da moda.

Assim sendo, à medida que o comportamento do consumidor muda, a maneiro como ele paga também se altera. Até 2025 prevê-se uma diminuição dos pagamentos feitos em dinheiro na entrega e um aumento nos cartões e nas e-wallets, entrando aqui plataformas de pagamento como o Mbway. Tudo isto simboliza oportunidades de crescimento.

Nesse sentido, o palestrante destacou a importância de um bom sistema de pagamentos, porque quando o cliente não consegue fazê-lo de forma fácil, este opta por comprar no concorrente, mas,

“isto não pode acontecer de nenhuma maneira, porque você não perde só aquela venda, você vai perder a próxima venda”.

Mario Manzieri

Como otimizar pagamentos e aumentar as receitas

Afinal que estratégias as empresas podem pôr em prática para evitar os abandonos de carrinhos no ato do pagamento:

  1. Precisa de ter um parceiro que o ajude a implementar as estratégias, que o ajude a ter sucesso local de maneira global– formas de pagamento que facilitem os pagamentos;
  2. Utilização de tecnologia líder na indústria – o objetivo é reduzir a falsa recusa, uma vez que, em 2021, um em cada cinco clientes teve uma venda recusada de forma errada;

Atualmente a Checkout atua em todos os papeis na cadeia de aceitação destes pagamentos de forma a pôr fim a esta recusa.

  • Serviço de primeira classe – a Checkout apresenta um suporte de integração proativo desde o primeiro dia, consultoria estratégica sob medida focada no seu negócio e um gerente de contas dedicado com experiência em pagamentos locais;

Caso Freshly

Numa última fase da sua apresentação, Mario Manzieri ,apresentou o caso da Freshly como sendo um exemplo de triunfo. O ecommerce de cosmética de sucesso em Espanha tem os seus segredos, mas Manzieri desvendou-os na palestra.

O próprio Miquel Antolin, CEO e co-fundador da Freshly Cosmetics afirmou que”

“Não há outra iniciativa comercial, de marketing, ou operacional que pudesse ter um impacto tão significativo e imediato nos nossos resultados”

Mario Manzieri

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