Marketing com mais valor perante a incerteza da atualidade, segundo 86% dos profissionais do setor em Portugal

A Salesforce apresentou a oitava edição do State of Marketing Report. O relatório aponta para o crescimento do peso dos departamentos de marketing num ambiente mundial de incerteza, com 86% dos profissionais inquiridos em Portugal a indicarem que a área ganhou relevância e valor ao longo do último ano, um aumento de 2% face a 2021.

Para ajudar as equipas de marketing a navegarem num cenário mundial adverso, a mais recente  edição do relatório State of Marketing é construída com base num inquérito feito a uma amostra de 6.000 profissionais de marketing em 35 países, incluindo Portugal.

O estudo conta ainda com a análise de biliões (do inglês trillion) de mensagens de marketing outbound, enviadas através da plataforma Salesforce.

Os profissionais de marketing estão dedicados a ir ao encontro das expectativas dos clientes digital-first, assim como a fazer mais com menos num ambiente macroeconómico marcado pela incerteza e a adaptar o seu trabalho a novos regulamentos de privacidade, mantendo a qualidade do serviço ao cliente.

Profissionais de marketing mantêm-se otimistas num ambiente macroeconómico incerto

As incertezas macroeconómicas podem fazer com que as equipas reexaminem orçamentos e afinem as estratégias de tecnologia, mas os profissionais de marketing continuam otimistas sobre a importância das suas contribuições.

São 86% dos profissionais de marketing que dizem sentir que o seu trabalho agrega mais valor agora do que há um ano – um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano passado no país, mas um salto de 10% a nível global.

A conclusão não é a de que o trabalho tenha ficado mais fácil, pois 38% dos profissionais de marketing portugueses sentem a redução de orçamento, enquanto as expectativas dos consumidores continuam a aumentar. Comparando com o ano anterior, é hoje mais difícil corresponder a essas mesmas expectativas segundo 72% dos inquiridos nacionais.

As lacunas nos recursos dos funcionários são parcialmente culpadas. Tendências como a great resignation, silent quitting e demissões gerais têm impacto e causam instabilidade nas equipas de marketing.

Perante uma exigência crescente e recursos limitados, os profissionais de marketing estão a priorizar a análise mais séria dos recursos de que precisam e como podem extrair maior valor dos seus investimentos atuais.

Embora o volume de trabalho não tenha diminuído, os profissionais de marketing estão confiantes nas suas competências. Para se adaptarem ao cenário atual, estão mais dependentes da criatividade, admitindo “experimentar novas estratégias e táticas”.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top