Na China, os robôs vão revolucionar o ecommerce ao automatizar a entrega de última milha

Compartir en facebook
Compartir en twitter
Compartir en linkedin
Compartir en pinterest
Compartir en whatsapp
Compartir en telegram
Compartir en email

Imagine um robô a bater à sua porta e a entregar-lhe a encomenda feita há uma hora atrás: este é o futuro do ecommerce na China. 

O gigante da tecnologia Alibaba Group considera a frota de robôs como uma maneira rápida, confiável e relativamente barata de atender à crescente demanda pelas compras online na China, o maior mercado de consumo do mundo. 

Num grande passo para atingir esta meta, o Alibaba está a implantar 1.000 bots de entrega em campos universitários chineses e comunidades urbanas este ano. Os bots, chamados Xiaomanlv, podem entregar cerca de 50 encomendas de cada vez e até 500 encomendas num dia, abrangendo 100 kms com uma única carga.

Red Dot Design Award: Xiaomanlv

Os bots recolhem as encomendas num posto de entrega de correio local e seguem para a localização de entrega. Eles ainda não conseguem subir um lance de escadas, mas a tecnologia está a melhorar continuamente. 

No futuro, os bots poderão substituir gradualmente as empilhadoras nas fábricas, descartar lixo hospitalar em hospitais e até mesmo transportar bagagens nos aeroportos.

A ideia é que estes bots aprendam a navegar com segurança por obstáculos em estradas secundárias de baixa velocidade. A Damo Academy analisará os insights obtidos a partir destes primeiros modelos e, em seguida, atualizará os bots para serem seguros de manobrar, mesmo em estradas públicas.  

“Em três a cinco anos, esperamos progredir na direção autónoma em cenários de velocidade mais rápida e fazer entregas em distâncias mais longas”, disse Wang Gang, chefe do Laboratório de Condução Autónoma da Damo em Hangzhou, em entrevista à Alizila.

O mercado de ecommerce da China é o maior do mundo e o seu crescimento estimulou o rápido desenvolvimento da logística para atender os pedidos dos clientes. A Covid-19 também acelerou a mudança no consumo de offline para online e aumentou a demanda dos clientes por entrega de encomendas sem contacto.  

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Compartir en facebook
Compartir en twitter
Compartir en linkedin
Compartir en pinterest
Compartir en whatsapp
Compartir en telegram
Compartir en email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba