Marc Nieto, Member representing European E-commerce at European Retail Payments Board, esteve presente no ePayments Day Portugal no passado dia 2 de junho no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel.
O tema foi «Maximise sales through higher conversion while eliminating costs associated with fraud».

De acordo com Marc Nieto, a área dos pagamentos anda sempre à volta de 3 áreas: Finanças, Marketing e IT; o que nos leva a uma série de Key Performances Indicators (KPIs): Conversão KPIs – conversão no checkout e percentagem de auth rate; custo de KPIs – merchant service cost e share of wallet; e fraude relacionada com KPIs – % de fraude Cbs e % rejeitada. Existem milhões de KPIs, mas «estes são os que se utilizam mais no e-commerce», afirma Nieto.
Dicas para melhorar KPIs
Strong Costumer Authentication:
- Comerciante: Diferentes estratégias baseadas na sua aversão ao risco; situação estável na taxa de conversação sem atingir a situação anterior.
- Utilizadores: A ignorância foi reduzida, embora haja uma taxa de conversação diferencial basicamente devido à desistência na autenticação.
- Acquires: A segmentação do mercado foi acentuada; a informação para as lojas continua a ser deficiente.
Nova situação enfrentada pelas empresas
O custo de processamento das transacções está a disparar devido a vários factores:

Os comerciantes devem tentar gerir os métodos de pagamento tentando oferecer os métodos de pagamento no momento em que oferecem um justo valor acrescentado concreto.
Pressão fraudulenta no cenário pós-SCA (Strong Customer Authentication)
- A pressão fraudulenta tinha caído muito no comércio eletrónico;
- Praticamente desapareceu com os cartões europeus;
- Concentrou-se com cartões internacionais, MOTO e BNPL;
- Continua a ser uma importante porção, mas concentrada em canais e padrões;
- A eficiência e optimização do processo é mais relevante.
Para ver a palestra na íntegra, poderá fazê-lo através do YouTube.