A Mulesoft, empresa da Salesforce, acabou de divulgar o mais recente estudo sobre automação, onde revela que essa necessidade aumentou entre as empresas, abrangendo hoje mais departamentos na tentativa de acelerar a eficiência e produtividade.
O mais recente relatório da Mulesoft foi realizado através de um inquérito a mais de 600 profissionais de topo do setor tecnológico.
Conclusões do estudo
A maioria dos inquiridos (91%), indica que a procura por automação por parte das empresas aumentou nos últimos dois anos. Os dados em detalhe mostram que a maior procura feio de quatro departamentos:
- Research and development (39%)
- Administrative/operations (38%)
- Customer service (33%)
- Marketing (26%)
O relatório revela ainda que os conjuntos de tecnologia existentes nas empresas estão a impactar a velocidade com que as equipas de TI conseguem corresponder às necessidades de automação do negócio.
Quase a totalidade dos profissionais auscultados para o relatório (96%) afirma que a mudança ou reconstrução de modelos de automação, devido a alterações dos requisitos dos sistemas ou do negócio, é um desafio. Os dados demonstram ainda que quatro em cinco inquiridos indica que a reestruturação do panorama atual em termos de aplicações e dados, para suportar a automação, irá aumentar a sua dívida técnica.
“As empresas, independentemente do seu setor de operação, querem automatizar processos e experiências do cliente o mais rapidamente possível. No entanto, se tentam acelerar com as ferramentas e técnicas erradas, acabam por impedir uma inovação real.” Explica Matt McLarty, Global Field CTO & VP of the Digital Transformation Office, na MuleSoft. “É vital que as empresas se tornem mais adaptáveis à mudança tecnológica, permitindo a construção da automação e a conexão de dados e aplicações de uma forma holística. Sem uma abordagem composta, as empresas ficam em risco de aumentar a sua dívida técnica, ao invés de a reduzir.”