Novos canais Digitais: orientações na passagem para digital?

A conferência E-commerce/ Novos Canais Digitais celebrou-se no Porto na passada quinta-feira, dia 14. O dia foi dedicado à potencialização do ecommerce e aos novos modelos de negócios e canais digitais. Durante a parte da manhã o destaque foi para o para a passagem de modelos tradicionais para o digital e a utilização de estratégias de SEO.

Fazer a passagem do teu negócio para o digital não significa criar somente uma página online com alguma interação e fazer algumas vendas ou, pelo contrário, focares-te de tal modo no marketing digital que te esqueces do teu negócio físico. Para Rui Cunha, Mentor de negócios online, Empreendedor e Investidorvais ter que perceber as bases, não precisas de ser especialista, mas tens que perceber como construir o teu negocioafirmou.  O ideal será entrar no figital, uma fusão entre o tradicional e online, em que o produto, o marketing e tecnologia trabalham juntos para satisfazer o cliente.

No caso da Maudlin Merchandise, tem que existir uma sincronia perfeita entre offline e online, porque são uma empresa no têxtil e apesar de terem sido sempre digital, parte do seu trabalho é no offline e envolve uma importante parte de logística. A nível do online realizaram algumas ações que se refletiram nos seus picos de crescimento. Em 2010 criaram um blog e investiram no SEO, em 2015 lançaram o site e em 2016 arriscaram no Youtube, “melhor aposta que podíamos ter feito, as pessoas gostam de ver como as coisa são feitas, gerou comunidade de fãs, não gerou só clientes, clientes e fãsdisse Jorge Vieira, CEO & Founder na Maudlin Merchandise.

SEO

O SEO é importante para um melhor posicionamento nos motores de busca, apesar de atualmente o Google estar dominados por ads. E o sucesso do mesmo depende da análise do website (se está a receber spam, se está penalizado), estudo do comportamento do utilizador no google, estudo de keywords e posteriormente trabalhar no site, nos conteúdos e no blog e trabalhar categorias. As keywords podem ser informativas (valor só de informação, blog, secção de noticias), transacionais (quando o utilizador procura aquele produto) ou navegacionais (entre a informativa transacional). Mas “SEO não é só posicionar Keyworkds, é analisar dados para tomar decisões e fazer melhorias” explicou Miguel Brandão, CEO & Founder da SEOlabs, todo este processo “não é dum dia para o outro, os resultados são a medio, longo prazo”. Muitas vezes a demora em ver resultados estão relacionados com as constantes atualizações do Google.

No fim do dia a adaptação dos modelos de negócio, a transformação digital e o SEO importam se conseguires converter e para isso é preciso ter o utilizador sempre em mente. O utilizador é rei porque é o utilizador que converte.

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