O Amazon Prime Day é celebrado neste 2020 entre terça-feira, dia 13 e o dia de hoje, quarta-feira 14. Algo invulgar numa festa reservada para os meses de Verão, mas que neste ano tão singular perturbou os planos de todos.

De acordo com as previsões da empresa de estudos de mercado eMarketer, o Amazon Prime Day deixará um volume total de vendas na plataforma de cerca de 10 mil milhões de dólares (9,91 mil milhões para ser exato), o que representaria um crescimento de 43% em relação ao ano anterior.


🧐 🧐 Embora, em particular, penso que este número será bastante curto. 🤑🤑

Vendas de comércio eletrônico no primeiro dia de varejo da Amazon dos EUA vs. fora dos EUA, 2016-2020 (bilhões)

A importância do Prime Day para a Amazon

A importância do Prime Day, a galinha dos ovos de ouro da Amazon, cresce exponencialmente de ano para ano. Durante a sua primeira celebração, já em 2016, «apenas» fechou com uma faturação de quase 1,5 mil milhões de dólares.

Desde então, este marco tem crescido em média mais de 60% ano após ano. Assim, em 2017, de acordo com dados do eMarketer, as vendas atingiram 2,47 mil milhões de dólares, em 2018 4,13 mil milhões de dólares e em 2019 6,93 mil milhões de dólares.

Amazon Prime Day VS Single Day

Embora as comparações sejam detestáveis, é inevitável ver quem fatura mais durante o seu particular «jubileu» anual. Para refrescar a sua memória, no último Single Day, a Alibaba atingiu um volume global de vendas de quase 38,5 mil milhões de dólares.

No entanto, o Single Day nasceu em 2011, quatro anos antes do Prime Day da Amazon. Se olharmos para a evolução anual, no seu 6º aniversário (2016), o valor das vendas na plataforma fundada por Jack Ma atingiu 17,79 mil milhões de dólares, quase o dobro do montante registado pela Amazon no mesmo aniversário.

Amazon Prime Day 2020

Este Prime Day, ao contrário dos anteriores, foi realizado em 19 países onde a empresa está presente: Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Singapura, Holanda, México, Luxemburgo, Japão, Itália, Alemanha, França, China, Canadá, Bélgica, Áustria, Austrália e, pela primeira vez este ano, na Turquia e no Brasil.

A grande aposta da Amazon neste 2020 tem sido apoiar as PME. Neste Prime Day, e ao longo da época festiva, a Amazon gastará mais de 100 milhões de dólares em novas atividades promocionais para ajudar as pequenas empresas em todo o mundo a aumentar as suas vendas e a atingir novos clientes.

Amazon Prime Day 2019

O Prime Day 2019 começou à meia-noite de segunda-feira, 15 de Julho, e, pela primeira vez, durou 48 horas. Dezoito países participaram, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Singapura, Holanda, México, Luxemburgo, Japão, Itália, Índia, Alemanha, França, China, Canadá, Bélgica, Áustria, Austrália, e – a novidade desse ano – os Emirados Árabes Unidos.

O Prime Day 2019 foi mais uma vez o maior evento de compras na história da Amazon com mais de um milhão de ofertas exclusivas para membros Prime. Durante os dois dias do Prime Day, 15 e 16 de Julho, as vendas excederam as da Black Friday anterior e da Cyber Monday juntas.

Membros de todo o mundo compraram mais de 175 milhões de artigos, desde gadgets a mercearias e mais, durante o Prime Day.
O Prime Day foi o maior evento na história dos aparelhos da Amazon – as ofertas mais vendidas em todo o mundo foram Echo Dot, Fire TV Stick com o Alexa Voice Remote Control, e Fire TV Stick 4K com o Alexa Voice Remote Control.

Amazon Prime Day 2018

No Prime Day 2018, a Amazon bateu novamente todos os seus recordes. Membros de todo o mundo compraram mais de 100 milhões de produtos durante as 36 horas de duração da festa.

  • Os mais vendidos em todo o mundo foram o Fire TV Stick com controlo remoto por voz da Alexa e Echo Dot – fazendo deste, com 12 horas de acesso antecipado às ofertas de dispositivos, o maior evento na história dos dispositivos da Amazon.
  • As pequenas e médias empresas que vendem na Amazon excederam de longe 1,5 mil milhões de dólares em vendas durante o Prime Day.
  • Os clientes compraram mais de cinco milhões de artigos em cada uma das seguintes categorias: Brinquedos, produtos de beleza, acessórios para PC e computadores, vestuário e produtos de cozinha.
  • Pela primeira vez, os membros do U.S. Prime Day celebraram o Prime Day com uma semana de poupanças no Whole Foods Market. Os membros pouparam milhões de dólares no Whole Foods Market com ofertas do Prime Day, das quais a mais vendida foi a dos morangos orgânicos.

Amazon Prime Day 2017

Terceira festa. Segunda repetição. Após o sucesso do anterior Amazon Prime Day, Jeff Bezos estava de volta com uma edição que teve lugar a 11 de julho durante 30 horas.

  • Echo Dot foi a compra mais popular pelos membros do Prime.
  • Dezenas de milhões de membros do Prime fizeram uma compra no Prime Day 2017, mais de 50% do que no ano anterior.
  • O México e a China foram acrescentados ao número crescente de países que desfrutaram do Prime Day.
  • Mais de 3,5 milhões de brinquedos foram adquiridos por clientes em todo o mundo.
  • Dezenas de milhões de clientes utilizaram a aplicação Amazon no Prime Day, e as encomendas dos clientes na aplicação duplicaram em relação a 2016.
  • A compra mais popular pelos membros Prime foi o Echo Dot, que foi o produto mais vendido de qualquer fabricante em qualquer categoria através da Amazon em todo o mundo.

Amazon Prime Day 2016

O segundo Prime Day da Amazon foi consolidado durante 2016. O volume de vendas cresceu mais de 60% em todo o mundo, e 50% nos Estados Unidos. Este segundo ano, o Prime Day chegou a clientes nos EUA, Reino Unido, Espanha, Japão, Itália, Alemanha, Áustria, França, Bélgica, e Canadá.

Destaques do Prime Day 2016:

  • Os membros Prime em 2016 pouparam mais do dobro em comparação com o Prime Day 2015.
  • Mais de dois milhões de brinquedos e mais de um milhão de pares de sapatos foram comprados pelos clientes.
  • Foi o dia mais importante para os dispositivos da Amazon em todo o mundo e um Prime Day recorde para cada categoria de dispositivos da Amazon, incluindo Fire TV, Fire tablets, Kindle e-readers, e dispositivos ativados pela Alexa.
  • Os membros Prime compraram em média uma oferta exclusiva Alexa por segundo usando a sua voz.
  • As pequenas empresas e vendedores da Amazon que oferecem ofertas aos membros Prime viram as encomendas quase triplicar, ano após ano, no Prime Day.

Amazon Prime Day 2015

Onde e porque começou o Amazon Prime Day? Este «feriado» celebra o 20º aniversário do nascimento da Amazon (5 de Julho) ou melhor, do seu re-branding, uma vez que Bezos batizou inicialmente a sua criação como Cadabra, um nome que foi substituído por duas razões: a) a primeira e mais óbvia, devido à sua semelhança com a palavra cadáver; e b) porque a inicial da Amazon a colocou em frente por ordem alfabética.

O primeiro Prime Day teve lugar a 15 de julho de 2015, com uma duração de 24 horas, e abrangeu 9 países, incluindo os EUA, Reino Unido, Espanha, Japão, Itália, Alemanha, França, Canadá e Áustria.

  • Os clientes compraram mais artigos do que na Black Friday de 2014.
  • Encomendaram 34,4 milhões de artigos nos países Prime, com 398 artigos encomendados por segundo.
  • Os clientes encomendaram centenas de milhares de aparelhos à Amazon, tornando-o o maior dia de vendas de aparelhos a nível mundial.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram