O comércio eletrónico tem vindo a aumentar, em especial nos países escandinavos

Tendo em conta a atual pandemia que estamos a viver, muitas são as pessoas que recorrem ao comércio eletrónico para fazer as suas compras. Devido ao aumento da utilização da Internet, o facto de os padrões de segurança estarem a melhorar e os consumidores estimarem o seu conforto e a possibilidade de comprar a qualquer hora e em qualquer lugar, as compras online na União Europeia estão a aumentar, podendo crescer ainda mais.

Previamente à pesquisa de 2019, 60% dos cidadãos da EU entre os 16 e 74 anos compraram através da internet. Desde 2009, em que os valores estavam aproximadamente nos 32%, a adesão ao ecommerce quase que duplicou.

Embora o homem faça compras online com mais frequência do que a mulher (61% e 59% respetivamente), nos últimos dez anos a parcela entre as mulheres aumentou de 29% em 2009 para 59% em 2019, enquanto que entre os homens aumentou de 35% em 2009 para 61% em 2019.

De uma forma geral, o comércio online tem vindo a aumentar nos últimos dez anos, mas as pessoas com as faixas etárias entre os 16 e 54 anos, têm vindo a comprar com mais frequência. A maioria dos que recorrem a este meio são os consumidores entre os 25 a 34 anos, que aumentaram de 46% (em 2009) para 79% (em 2019) mas os consumidores entre os 16 e 24 anos aumentaram de 41% para 73%. As faixas etárias entre os 35 a 44 anos e 45 a 54 anos aumentaram de 41% para 71% e 31% para 61% respetivamente.

Também é possível notar um aumento na faixa etária dos 55 a 64 anos, de 19% em 2009 para 45% em 2019 e os compradores on-line entre 65 a 74 também aumentaram de 8% para 28%.

Foi possível notar que de 2018 para 2019 nos Estados-Membros da União Europeia, mais concretamente nos países escandinavos, as pessoas que recorrem ao comércio on-line aumentaram significativamente. Assim, na liderança está a Dinamarca com 84%, a Suécia com 82%, de seguida os Países Baixos com 81% e depois a Alemanha e Finlândia com 79% e 73%. Mas é na Estônia que é possível ver o maior aumento nestes últimos dez anos, onde em 2009 apenas 17% recorria ao comércio ao online, aumentando para 68% em 2019.

Assim, os dados completos para o inquérito comunitário sobre o uso das TIC (tanto nas famílias como individual) 2019, podem ser encontrados aqui.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top