No processo de compra, a consulta prévia a partir de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, é generalizada. A sua influência na decisão final do consumidor é muito elevada. Por este motivo, é necessário desenvolver uma estratégia de publicidade adaptada ao novo formato de compra.

A Súmate Marketing Online, empresa de consultoria internacional e agência de marketing online sediada em Salamanca, apresenta as chaves para melhorar as campanhas em dispositivos móveis e assim otimizar o retorno sobre o investimento (ROI). 

Questões a ter em conta:

  1. Um website adaptável e de boa usabilidade é essencial, especialmente se têm em mente a venda a utilizadores mobile.
  2. As empresas que possuem um volume de compras contínuo devem considerar a opção de ter uma app a partir do qual os seus clientes possam fazer compras com maior agilidade.
  3. Adaptar a estratégia nas redes sociais e apostar em pequenas publicações de leitura rápida.

«Em geral, a maioria das empresas está a adaptar-se aos dispositivos móveis, mas a verdade é que muitas esquecem essas diferenças de comportamento ao elaborar as suas estratégias de publicidade paga. Na Súmate, acreditamos na necessidade de criar uma estratégia específica para estes dispositivos e assim otimizar o ROI«, diz Juan Pina, diretor de comunicação da Súmate Marketing Online

 

Por que é aconselhável fazer campanhas específicas de mobile no Google Adwords?

  1. permite personalizar as mensagens para telemóveis com anúncios específicos. Diferenças de desempenho podem ser encontradas entre os dispositivos, dependendo do tipo de mensagem. Em geral, um utilizador que navega a partir do telemóvel prioriza a usabilidade, pelo que a facilidade ou velocidade melhora os resultados.
  2. Permite a gestão de um orçamento específico para anúncios no telemóvel. Dependendo do desempenho deste dispositivo, a licitação pode ser modificada ao nível da palavra-chave, localização da rede de visualização, audiências, dia da semana, hora do dia, localização geográfica, etc. Por conseguinte, a identificação e o ajuste destes tipos de opções melhorarão consideravelmente os resultados.
  3. Controlo orçamental: podem ser estabelecidos orçamentos específicos para cada dispositivo em função do desempenho ou dos objetivos estabelecidos.

«Tão importante quanto estabelecer uma estratégia, é medir bem os resultados pois, em muitos casos, o telemóvel é usado mais como um canal de consideração do que de venda. A taxa de conversão é geralmente menor, mas certamente influencia as vendas finais«, acrescenta Pina.

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