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Uma pergunta que é feita todos os dias por aqueles que têm um negócio on-line é: porque é que os utilizadores ainda estão tão interessados no comércio físico apesar do crescimento contínuo do on-line?

O comércio on-line está a crescer a um ritmo imparável, abrindo espaço para um número crescente de consumidores que encontram na Internet a melhor forma de fazer as suas compras. Mas e as lojas físicas? Longe do que se possa pensar, os dados sobre essas lojas também crescem; na verdade, o número de pessoas que vão às lojas físicas cresceu tanto em número quanto em frequência. Assim, a percentagem de pessoas que compram pelo menos uma vez por semana em lojas físicas já passou de 40% em 2016 para 48% em 2019.

Mas porque é que os utilizadores ainda estão tão interessados no comércio físico? Há algumas razões que podem explicar este fenómeno, e como os dois mundos encaixam entre si:

  • Imediato: uma das principais vantagens das lojas físicas é a disponibilidade de stock, que na maioria dos casos permite levar o produto consigo no momento da compra.
  • Tipo de produto: a escolha do canal de compra é, em muitos casos, condicionada pelo tipo de produto. Isto é devido, entre outras coisas, a outras coisas, à possibilidade de «ver» e «tocar» os produtos, que o consumidor valoriza como uma das principais razões para comprar pessoalmente.
  • Experiência de compra: ter um vendedor com conhecimento do produto vendido e capaz de aconselhar o comprador é fundamental.
  • Actividade de lazer: muitas pessoas que vão a um centro comercial fazem-no não só porque precisam de comprar o produto, mas também como uma actividade social, com amigos ou familiares.
  • Preço e disponibilidade: lojas online ou grandes mercados têm preços mais baratos. Além disso, nem todos os produtos estão disponíveis na Internet, pois pode haver artigos ou serviços muito específicos que, não estando no mundo digital, levam à compra na loja.
  • Segurança: ainda há muitas pessoas que percebem o canal cara a cara como a forma mais segura de comprar. Ao ter uma localização física, o utilizador tem a sensação de que poderá reclamar mais facilmente no caso de ter um problema, podendo ser atendido ou ajudado de uma forma mais directa.

Algo importante é compreender que cada produto e cada cliente será diferente, por isso seguir uma estratégia omnicanal é hoje a melhor forma de oferecer a cada utilizador uma experiência adaptada às suas necessidades.

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