O ecommerce em Espanha e Itália está a ficar para trás

As vendas online em Espanha e Itália são muito mais baixas do que em outros países europeus, principalmente no norte da Europa. Mas, porque é que isto está a acontecer?

Aparentemente, as pessoas no sul da Europa permaneceram resistentes ao comércio eletrónico. No ano passado, quase 80% dos alemães realizaram compras online, enquanto que na Itália, a oitava maior economia do mundo, esse número era de apenas 38%.

Devido ao ano atípico que está a ser 2020, Espanha e Itália tiveram que passar por dois dos mais rígidos confinamentos da Europa. Isto proporcionou um avanço a nível do digital, levando uma enorme quantidade de pessoas a comprar online pela primeira vez.

Agora, a questão é: esses consumidores vão continuar a comprar online? Tudo depende dos retalhistas online.

Quais os motivos?

A agência de consultoria espanhola Outman apresentou vários motivos pelos quais o comércio eletrónico no sul da Europa ainda fica atrás de outros mercados de retalho online na Europa.

Os motivos?

  • Não é apenas uma questão de dinheiro: Embora o PIB em Espanha e Itália seja muito baixo em comparação com os mercados da Europa Ocidental.
  • O acesso à Internet: Embora esta possa ter sido uma explicação plausível, as diferenças na penetração da Internet diminuíram muito nos últimos cinco anos. Embora o acesso à banda larga tenha ficado para trás no sul da Europa, a enorme popularidade dos dispositivos móveis significa que o acesso agora é quase universal.
  • Diferenças geográficas: As diferenças entre o Sul da Europa e o Oeste/Norte da Europa poderia explicar o facto de a Espanha e a Itália serem geograficamente distintas dos seus vizinhos do norte. Relembrando também que a industrialização foi mais lenta no sul da Europa.
  • Logística:  As penínsulas ibérica e italiana, isoladas do continente europeu por cadeias de montanhas, também atrasam o tráfego transfronteiriço. No sul da Europa, a logística é consideravelmente pior, o que torna o comércio mais lento e, portanto, mais caro.

Numa análise global, é uma combinação múltipla de fatores de oferta e procura.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba