O Ecommerce News Congress 2021 mostra como o comércio eletrónico está no centro de tudo

Espero que todos aqueles que não participaram no Ecommerce News Congress 2021 tenham uma boa justificação. Não vamos ser tão maus e vamos deixar-vos um resumo de alguns dos tópicos que foram discutidos ao longo do dia (que posso assegurar-vos que foram muitos e muito interessantes).

O evento começou às 9h30 com a apresentadora Cristina Jovier, fundadora da SentidoComunicación, que começou por dar alguns comprimidos dos tópicos que seriam discutidos ao longo do dia e aguçar o apetite (intelectual) dos participantes.

Antes de mais, o evento tinha duas salas: Sala Ecommerce 2.0 e Sala Ecommerce 2.1 (por Sequra). Aqui resumimos o que aconteceu na sala 2.0. Neste post vamos contar-vos o que aconteceu na Sala Ecommerce 2.1 (por Sequra).

Shoppertainment, a próxima fronteira do comércio eletrónico

A primeira apresentação veio com um tema muito TRENDY, a realização de compras. Agora a minha pergunta, poderia haver melhor orador para a explicar do que Ignacio Zunzunegui, Chefe de Marketing da AliExpress em Espanha?

Zunzunegui explicou desde o início o que era a realização de compras e as suas diferentes modalidades (Livestreaming, vídeo curto, jogos dentro de uma aplicação e amigos bónus). No entanto, para explicar a essência desta estratégia de vendas, falou sobre como algumas empresas trabalham para “poupar tempo para os consumidores”, enquanto que no AliExpress a frase é: Eu compro para me divertir, o que capta perfeitamente a essência da realização de shoppertainment.

A importância no caso do Livestreaming é que ele permite:

Apresentar e expor produtos.
2. Interagir com potenciais clientes em tempo real. O utilizador recebe a informação de uma forma bidirecional, porque pode interagir.
3. Permitir aos consumidores a compra de produtos sem sair da sessão.

Desta forma, pode reduzir os tempos de compra, porque faz o consumidor passar pelas fases de descoberta, exploração e aprofundamento no mesmo período de tempo.

No estudo constatou também que as três categorias principais que os consumidores estão interessados em comprar: moda, cosmética e eletrónica.

Ecommerce: Não me chames futuro, chama-me presente

Aristides Santana Hernandez, diretor comercial da UniversalPay, concentrou-se na forma como o comércio foi transformado e estamos numa altura em que “o cliente não está lá e não é esperado”. Por conseguinte, ele acredita que agora mais do que nunca é altura de ter os nossos canais online tão bem equipados quanto possível porque “não podemos manter os remendos colocados sobre a pandemia. Temos de procurar melhorar a experiência para os clientes”.

Partilhou algumas das tendências nos processos de pagamento que iremos ver uma utilização crescente entre os consumidores nos próximos meses. Dados que estarão no relatório da UniversalPay sobre pagamentos em 2021.

Desafios nos métodos de pagamento

Esta foi a primeira mesa redonda. Rodrigo Vilarino, Gestor de Desenvolvimento de Negócios EMEA – Retail na Worldpay; Arístides Santana Hernández, Director Comercial na UniversalPay; Miguel Ángel Cuesta, Director Ibérico na PayPal; e Jorge Guillamet, Gestor de Desenvolvimento de Negócios e Crescimento-país na Aplazame.

Guillamet partilhou a forma como a Aplazame registou um aumento de empresas focadas em “impulsionar o seu comércio eletrónico” e especialmente à procura de soluções de pagamento tais como o financiamento. “O consumidor quer estar no controlo e decidir quando e como pagar”.

O PSD2 entrou recentemente em vigor, mas para muitas empresas isto passou despercebido graças à ajuda dos seus parceiros que têm estado encarregados de todo o processo. O Diretor da PayPal Ibéria partilhou como a sua empresa estava a ser uma das encarregadas de facilitar este processo.

Rodrigo Vilarino da Worldpay explicou que os consumidores “não querem pagar”. Isto está a fazer com que a maioria das soluções que estão a ser estudadas no setor dos pagamentos estejam relacionadas com a utilização de carteiras; métodos de pagamento que estão a ser conduzidos por atores importantes como a Google e a Apple.

Ecommerce 2.0: O Mundo da Moda

Esta mesa redonda abordou todos os tópicos relacionados com o sector hoje em dia, desde o marketing à sustentabilidade.

Paloma Jáudenes, CEO e co-fundador de Pequeña Moma, partilhou como está a decorrer o seu processo de transformação. Esta semana lançaram o seu novo website e logótipo, mas como partilhou com os participantes a sua equipa está a trabalhar arduamente para melhorar outros aspetos, tais como a logística. No seu caso, existe um claro compromisso de personalização.

A moda tem sido uma das indústrias mais afetadas pela pandemia, o que tem causado grandes transformações, disse Coro Saldaña. “Agora estamos num momento em que o conceito de onmicanalidade deu uma reviravolta e a loja física é para servir o canal online, e não o contrário como há alguns anos atrás”.

Pepita Marín, CEO e fundadora da We Are Knitters comentou sobre o número de empresas que se juntaram agora à greenwashing  . Na We Are Knitters trabalham há muitos anos para ser uma empresa sustentável, mas perceberam que os seus produtos já estão a impulsionar a sustentabilidade.

El Ganso este ano foi forçado, como muitos outros retalhistas, a transformar o seu modelo de negócio. O co-fundador Clemente Cebrían partilhou como esta decisão a ajudou a alcançar novos clientes e a “afastar-se” da mentalidade tradicional com a qual muitos a relacionam.

A mesa foi moderada por Daniel Espejo, Country Manager Spain em Klarna.

Como confiar nos métodos de pagamento para enfrentar a digitalização: Aurgi e Aplazame

Aurgi é uma franquia do setor automóvel que viu a necessidade da sua transformação digital e, para isso, foi ajudada por soluções como a Aplazame.

“O cliente é confrontado com a necessidade de fazer uma despesa de centenas de euros e isto perturba os seus planos. Poder financiá-lo resolve os seus problemas”, explicou Diego Renedo, Diretor-Geral Digital da Aurgi.

Renedo também partilhou com Jorge Guillamet, Business Development & Growth-Country Manager da Aplazame, como eles estão a desenvolver um mercado para o setor automóvel. Explicou que tentaram criar um comércio eletrónico, mas encontraram as dificuldades deste sector em que existe uma grande variedade de peças e é difícil para uma única empresa tê-las todas no mesmo catálogo.

Ecommerce 2.0 e o mundo dos jogos

O jogo é um dos sectores que está atualmente a ganhar mais força. Durante os sinos deste ano, foi demonstrado quando Ibai Llanos no Twitch se tornou o líder da noite.

Jorge Schnura, presidente do MAD Lions explicou: “Não acreditamos no modelo de patrocínio. Concentramo-nos em compreender o objectivo da marca”.

Sergio Reyes da StartupXplore e Pedro Manuel Ollero da Razer também participaram nesta mesa redonda. A moderadora foi Noelia Ruiz Santacana, Gestora do Canal de Vendas Internacional de Comércio Eletrónico na Comercial Goblal Payments.

Hiperpersonalização, Ficção Científica?

A hiperpersonalização está a ganhar muita força, de facto, a maioria dos profissionais da indústria acredita que será uma das grandes tendências de 2021. Sora Sanz, CEO da Bulevip partilhou com os participantes as chaves para o seu sucesso.

“Não compreendemos que a segunda ordem seja tão importante como a primeira. O segundo, de acordo com os números, nunca é feito. Imagine o que pode ser alcançado se o conseguirmos”, explica Sora. Para o conseguir, é necessário utilizar ferramentas como a análise RFM ou o agrupamento.

Lealdade: Histórias de sucesso da monetização

É 10 vezes mais difícil adquirir um novo cliente do que fidelizar um cliente. A empresa vdSHOP está encarregada de ajudar as empresas a criar uma rede de parceiros para oferecer benefícios aos clientes ou empregados de uma empresa.

Iñaki Bermejo partilhou o caso do Travel Club onde estudos demonstraram que as pessoas dão prioridade aos pontos de redenção em vez de pagar.

Momento de arranque I, Qapla

Raquel Llorente, Country Manager da Qapla partilhou alguns exemplos de como oferecer uma boa página de rastreio aos consumidores pode torná-los leais.

Por exemplo, a amicafarmacia obteve mais de 15.000 euros por mês graças ao acompanhamento dos clientes.

DonDominio

Xavier Idevik, Diretor de Marketing da DonDominio, uma empresa conhecida nacionalmente pela sua construção de websites e serviços de alojamento, bem como pelos seus serviços de certificação SSL.

Em poucos minutos Idevik conseguiu transmitir o trabalho que fazem em DonDominio para ajudar todas as empresas que querem lançar o seu website em apenas alguns cliques e de uma forma completa. Para além de poder introduzir um certificado SSL para dar mais segurança aos visitantes.

ESIC

A escola ESIC tem uma grande experiência, e especificamente o mestrado em marketing digital já tem mais de 25 anos de idade. Os seus anos de experiência permitem-lhes orientar os estudantes para adquirirem todos os conhecimentos necessários na área, para além de os ajudarem nos seus projetos. Uma vez adquirido este mestrado, pode trabalhar em qualquer uma das profissões relacionadas com o sector do marketing, como nos informa Irene Fernandez da área de admissões da ESIC.

Onmicanalidade , interoperabilidade e automatização como principais motores do crescimento do comércio eletrónico

Para gerir um comércio eletrónico, é necessário ter boas ferramentas. A automatização, por exemplo, ajuda a facilitar o processo de compra ou os tempos de transação, de acordo com Vanesa Lucchesi, co-fundadora da easycommerce.

Outra solução oferecida pelo easycommerce é a interoperabilidade. Isto permite que as ferramentas se liguem através da nuvem e facilitam a partilha de dados entre elas.

Graças aos patrocinadores do evento que o tornaram possível: UniversalPay, Aplazame, Sequra, Worldpay, Klarna, PayPal, Comercia Global Payments, vdSHOP, DonDominio, Qapla, Esic, Easycommerce, beeasy, Axicom.

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