«Há 30 minutos, lançamos, na Monchique Store, algo completamente disruptivo do que se espera de uma loja online de uma marca de água»

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Há 7 anos a Água Monchique era uma água regional, com uma implantação pequena em Lisboa e, mesmo no Algarve, de onde é originária, não era realmente valorizada. Hoje é a segunda maior marca em valor. Mais do que consumidores de uma água, os #MonchiqueLovers são uma comunidade que une os interessados no bem-estar, saúde e desporto. 

Aquando do lançamento da sua linha de roupa em colaboração com Gio Rodrigues, a Ecommerce News Portugal, contactou Henrique Prucha, Diretor Comercial e de Marketing, na Sociedade da Água de Monchique, que nos guiou pelo crescimento da marca, as ações que realizam, como atravessaram a pandemia e o conceito por detrás da nova loja online.  

“Não podia ser melhor o momento da nossa conversa porque, há exatamente 30 minutos, lançamos, na nossa Monchique Store, algo completamente disruptivo do que se espera de uma loja online de uma marca de água. Mas, como já tenho dito, nós não somos uma marca de água, nós somos Monchique”. 

A coleção de roupa desportiva e casual, desenhada em colaboração com o estilista Gio Rodrigues, não é merchandising. É a representação do conceito por detrás da loja online e é um investimento no futuro da comunidade. “Da mesma forma que os consumidores, vestem uma t-shirt com o símbolo de uma marca, quem sabe um dia não vai haver uma geração que vai andar com t-shirts Água Monchique” explicou Henrique Prucha. 

A loja online da Água Monchique foi lançada no final de junho, e desde aí, que segue caminhos diferentes, disruptivos, que não seriam expectáveis, principalmente de uma marca de água. “Temos aspirações muito grandes: pensamos grande, sonhamos alto e, de facto, o tempo tem-nos dado razão.” acrescenta.

Na Monchique Store, é possível encontrar diversos produtos, de onde se destaca a água em formatos de difícil acesso no mercado tradicional. 

Mas, se a água é o produto principal da marca, a loja online vai muito além da mesma. Nesta montra digital é possível encontrar acessórios como canecas, Gift Boxes e produtos de moda. É nesta última categoria que surge a coleção assinada por Gio Rodrigues. 

A ideia de criar uma loja online, mais do que uma necessidade, foi uma opção da marca.  O reforço do posicionamento e a criação de elos de ligação mais fortes com os consumidores são a aposta diária da Água Monchique. «A nossa loja online foi criada, acima de tudo, para ser um veículo de proximidade entre a comunidade Monchique Lover e a marca. Que se vem juntar ao nosso blog Estar Com bem-Estar, ou às nossas redes sociais onde temos um engagement fabuloso com os nossos consumidores. Reunimos uma comunidade de verdadeiros apaixonados pela nossa água”. 

Com a economia 4.0, vivemos na era do agora e as marcas recebem feedback imediato e constante sobre os seus produtos e as suas características. Na Água Monchique, o público partilha constantemente pequenos apontamentos, desde a sua opinião sobre o design das embalagens, às frases motivacionais que estão na base das garrafas. Estas são oportunidades únicas de estreitar ainda mais os laços com os #MonchiqueLovers, que são mais do que pessoas que querem comprar uma garrafa de água. “O que diferencia o perfil do nosso consumidor é a motivação de compra. Os nossos consumidores são as pessoas que se preocupam com aquilo que comem e aquilo que bebem. Que se informam,  que se preocupam com o seu bem-estar e que querem consumir cada vez mais, dentro desta trend do ser saudável”. 

Os antigos têm uma expressão magnífica “Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”.

Uma parte importante da vida da Água Monchique são as ações e colaborações que promove. “Os antigos têm uma expressão magnífica: Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, afirma Henrique Prucha, “e nós temos os melhores parceiros do mundo, que nos ajudam a apoiar causas muito relevantes, quer do ponto de vista da responsabilidade ambiental, quer social.

Do ponto de vista social, a preocupação não é só a nível externo, mas também interno. Com um crescimento brutal em plena pandemia, a Sociedade da Água de Monchique é o maior empregador privado de Monchique. Com um investimento de 8,5 milhões em novas linhas, renovação da fábrica, tecnologia de investigação e desenvolvimento, marketing e design e contratação de pessoas qualificadas, conseguiram revigorar a marca e dar nova voz à Monchique. Enquanto 90% do país se dirigia a casa, os funcionários da fábrica Monchique tiveram que manter a sua atividade e a empresa decidiu premiar este esforço com um aumento de 10% nos ordenados. 

A Monchique está também com quem se revê. E ao longo do seu percurso tem-se associado a muitas causas, pessoas e marcas, entre as quais o maior atleta paraolímpico, João Correia, a cantora Cuca Roseta, clubes e instituições desportivas como o Sport Lisboa e Benfica, o Boavista FC, o Gil Vicente e a Federação Portuguesa de Andebol, ou em corridas solidárias como a Mamo Maratona, organizada pela Associação Oncológica do Algarve. Não obstante a dedicação a todas, existem dois momentos que o diretor de Marketing da Água Monchique descreveu com especial carinho “Uma delas foi com a Make-A-Wish Portugal. Utilizamos o montante do nosso tradicional evento de Natal para concretizar o desejo de uma criança, que está a debater-se com graves problemas de saúde e cujo sonho era ter um quarto igual ao Youtuber Lucas Neto”

E o outro, “o Dia Mundial da Criança, na ala pediátrica do IPO do Porto, onde assinalamos a data com a oferta de vales para aquisição de brinquedos, por forma a contribuirmos para melhorar a estada destes meninos que lutam de forma corajosa pela sua vida”. 

Com os lançamentos que tivemos, 2021 está a ser um ano de consolidação e de grande crescimento. Vendemos mais água, damos uma resposta melhor à procura e estamos a começar a colher os frutos do investimento que fizemos.

2021 foi o culminar da apresentação da nova Monchique. Um processo que se iniciou em 2020 com o lançamento de um novo garrafão e das taras de 1,5L, 34 cl e 51 cl. e com o regresso às taras de vidro. Toda esta nova gama vai de encontro ao tema da sustentabilidade, sendo que 30% do material incorporado nas embalagens é reciclado, quer no vidro, quer nas garrafas de PET (plástico certificado para uso alimentar). A Comunidade Europeia tem como meta ambiental para 2025, que todas as empresas tenham que incorporar 25% de PET reciclado nas suas embalagens e em 2030 30%. A Sociedade da Água de Monchique, em 2020, 10 anos antes, já incorporava 30%, quer no PET quer no vidro. 

Em 2021 chegaram mais novidades: no final de janeiro lançaram um eco pack de 10 litros, que tem tido uma grande adesão por parte do consumidor. Em fevereiro lançaram a primeira garrafa portuguesa feita totalmente de material reciclado – a Monchique Sport 100% reciclada – inclusive o rótulo foi alterado para película reciclada. A única exceção é a tampa, para a qual ainda estão a estudar a melhor forma de a fazer a partir de materiais recicláveis. 

“Com os lançamentos que tivemos, 2021 está a ser um ano de consolidação e de grande crescimento. Vendemos mais água, damos uma resposta melhor à procura e estamos a começar a colher os frutos do investimento que fizemos. Não obstante, continuamos a trabalhar para disponibilizarmos inovação ao mercado. Somos, por exemplo, a única marca de água mineral que tem uma app – a MyMonchique.”

Na app MyMonchique o utilizador pode gerir o consumo da água, definir os seus parâmetros pessoais – altura, peso, idade, estilo de vida – e durante o dia pode ativar as notificações para ser relembrado da água a beber, mediante o objetivo que tenha estipulado. A marca apostou numa forte componente de gaming, juntando o conceito de economia circular, de modo a estimular a reciclagem. Nas diferentes garrafas foram criados códigos únicos e individuais que o utilizador regista na app e depois pode, ou deixar nos pontos de recolha do projeto piloto que está a decorrer nos supermercados (onde pode colocar as garrafas e tirar um talão que lhe vai permitir obter descontos nas compras), ou no ecoponto, restituindo as garrafas ao ciclo. Os utilizadores podem ainda tirar uma foto às garrafas junto do ecoponto e os outros jogadores vão validar a sua conclusão de processo de ciclo de reciclagem. Quem valida vai ganhar pontos, mas quem está a reciclar ganha mais pontos, as Monchique Coins, uma espécie de moeda virtual que depois lhe vai permitir ter descontos na loja online. 

Para além disso, estamos na fase final de desenvolvimento, dentro da app, de um mapa de Portugal com a georreferenciação dos pontos de venda Monchique, mas feito pelos consumidores. Em meios mais pequenos, por vezes, existe alguma dificuldade em saber onde se vende Monchique. Este projeto vai permitir contornar esta situação. Numa vertente de Economia 4.0 – produtor, consumidor – há um canal aberto, constante, diário e nós na Monchique cultivamos muito esta proximidade”.  

Para o futuro: resistir às vicissitudes do caminho e continuar a trabalhar com afinco, para entregar aos Monchique Lovers, este recurso tão valioso no seu estado mais puro. Água natural, mineral, alcalina com um pH de 9,5, antioxidante natural e 100% portuguesa.

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