O que é SEO e como tirar o máximo proveito dele?

Tem uma plataforma ou página da web e não sabe como aparecer nas primeiras pesquisas do Google? Neste artigo explicaremos quais são os passos que deve seguir para posicionar o seu site graças ao SEO.

Search Engine Optimization, mais conhecido pela sigla, SEO, é uma estratégia de tecnologia que oferece uma série de dicas de como posicionar o seu site para aparecer nos primeiros resultados de motores de busca como Google ou Yahoo, entre outros. É o elemento essencial que o seu site deve ter, sem ele não receberá visitas e, portanto, também não terá financiamento.

Na internet, falar sobre visitas ou visualizações é como falar sobre dinheiro. É lógico, por exemplo, supor que tenha uma plataforma onde vende produtos para animais de estimação, quanto maior o tráfego, mais chances terá de vender mais produtos.

Porém, o SEO não é apenas importante para posicionar a sua página, mas também para ver a concorrência que existe em relação a outras plataformas. Quanto melhor for o SEO, maior será a probabilidade de aparecer nas primeiras pesquisas. Portanto, pode-se dizer que é fundamental para o marketing digital.

Passos para melhorar o SEO do seu site

  • Demanda: No site deve sempre escrever sobre o que os leitores querem, e não sobre o que você mesmo quer, porque desta forma não obterá qualquer feedback, e portanto pouca demanda. Para o fazer, tem de descobrir o que os seus leitores querem ler. O conteúdo deve ser escrito da melhor forma possível para que os leitores o compreendam e se sintam confortáveis, e, claro, não deve faltar brevidade. Os textos longos podem ser cansativos.

  • Intenção de pesquisa: O conteúdo publicado no website deve ajudar o leitor, ou seja, se o utilizador entra na plataforma é porque está à procura de algo específico para ler. Por conseguinte, a intenção do utilizador deve ser satisfeita. Mas como se sabe qual é a intenção de pesquisa do leitor? Muito simplesmente, existem três tipos de intenção de pesquisa:
    • Informativo: o leitor procura informação sobre algo específico.
    • Transaccional: o leitor procura uma acção específica, tal como fazer uma compra.
    • Navegação: o utilizador está à procura de um website específico.

  • SEO na página: Antes de publicar algo, deve procurar na Internet o tema de que se está a falar nesse momento, porque se se está a falar tanto, é porque é de interesse para os leitores. Outro passo é escrevê-lo da melhor maneira possível. Não fique confuso! Só porque um texto é mais longo, não significa que seja melhor. Em SEO, não é o comprimento que importa, mas a qualidade. O título deve ser apelativo, um título demasiado longo ou aborrecido não atrai o leitor. O mesmo se aplica às legendas e meta-descrições. Outro aspecto que não deve faltar no seu site são os links. Estes permitem-lhe enviar tráfego para outras partes do seu site e controlar o texto a que liga o seu conteúdo.

  • Redes sociais e influenciadores: distribuir o conteúdo da sua plataforma através das redes sociais e chegar aos influenciadores é uma boa forma de classificação para SEO e, acima de tudo, de gerar tráfego.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba