O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito poderosa para qualquer negócio em qualquer setor. Todos os dias surgem novas ideias e técnicas para melhorar este processo, superar desafios e levá-lo a outro nível. Hoje o processo de criação de conteúdo é muito mais do que uma simples ação de uma pessoa, é um fluxo de trabalho de vários profissionais ou de uma equipa onde cada um contribui para o resultado comum.

SEMrush, um kit de ferramentas de marketing digital que, em colaboração com o Content Marketing Institute, realizou um estudo para identificar o estado atual dos fluxos de trabalho de conteúdo. Através deste estudo, pretende-se identificar os desafios mais importantes enfrentados pelos profissionais de conteúdos em diferentes fases do ciclo de vida dos conteúdos e assim obter uma melhor compreensão de que solução poderia ajudá-los a ultrapassar esses desafios.

Os resultados foram obtidos graças a uma sondagem online entre profissionais de conteúdo de todo o mundo, incluindo: content strategists, escritores de conteúdo, responsáveis de projeto, editores e responsáveis de PR.

Vamos dar uma vista de olhos em algumas das descobertas deste estudo.

Para fazer o estudo, a SEMrush baseou-se num fluxo de trabalho com conteúdos que estão em quatro etapas:

  •        Planeamento e geração de ideias.
  •        Criação e otimização.
  •        Distribuição.
  •        Monitorização do desempenho e auditoria.

Em cada uma destas fases, os profissionais de marketing de conteúdo que exercessem diferentes papéis, enfrentam diferentes desafios. Entre os resultados do estudo foram identificadas, por exemplo, quais são as tarefas mais desafiadoras para os content strategists e redactores de conteúdo.

Tarefas mais desafiadoras para Content Strategists

Na fase de planeamento e criação de ideias onde começa a função dos content strategists, aparecem muitos desafios. Embora essa parte do processo possa parecer criativa, não poderia ir adiante sem a parte analítica que lhes permite, por exemplo, estimar o ROI do projeto. Além disso, requer muito trabalho conjunto, com toda a equipa, para realizar diferentes análises e investigar as ideias que surgiram.

Tarefas mais desafiadoras para os redatores de conteúdo

Quando se trata de criar conteúdo, os redatores enfrentam um desafio mais comum que requer um equilíbrio perfeito entre a criatividade e a otimização do conteúdo nos motores de pesquisa, uma vez que o conteúdo é um dos fatores que mais influencia a classificação do Google.           

Os resultados do estudo também mostraram que:

  •        Para os especialistas de marketing e RP, a tarefa mais demorada no seu trabalho diário é definir o ROI de cada campanha.
  •         O “Tráfego» é a métrica mais popular para medir o comportamento do conteúdo para todos os entrevistados.
  •        O planeamento e gestão de recursos é a tarefa mais desafiadora para os gestores de projeto.

Outras coisas interessantes

Uma coisa que todos os entrevistados tinham em comum era a necessidade de colaboração e comunicação entre os diferentes membros do processo. E não é surpreendente porque o caminho do conteúdo é muito longo e passa por diferentes fases, exigindo uma abordagem multilateral e, portanto, uma colaboração eficaz. E é aqui que encontramos o segredo do sucesso do conteúdo.

Para mais informações, podes baixar o ebook completo aqui com todos os resultados e conclusões do estudo.

 

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