Os 20 plug-ins WordPress que precisa de conhecer em 2021

Quando se considera criar um comércio eletrónico, uma das primeiras coisas que se faz é estudar as diferentes plataformas existentes no mercado para o acolher. Entre eles pode encontrar Shopify, Magento, Prestashop ou WordPress. Esta última, acreditem ou não, é frequentemente a plataforma de escolha para muitas empresas que procuram começar a construir a sua própria loja online por causa da quantidade de plugins que o WordPress tem.

As suas vantagens também podem, por vezes, ser vistas como problemas. Muitas vezes, ter uma grande variedade de opções pode levar a erros. De entre os milhares de plugins que o WordPress tem, vamos-lhe apresentar uma lista para levar o seu negócio a um próximo nível em 2021 e algumas dicas sobre como pode encontrar outros plugins de qualidade.

Porque é que os plug-ins são importantes?

Os plug-ins são fundamentais. Ter um conjunto adequado de plug-ins e ferramentas WordPress ajuda um negócio online a crescer.

No entanto, há que ter em conta, que embora existam milhões de plug-ins por aí, não é possível utilizá-los todos de uma só vez. Tem de ter muito cuidado com isto, uma vez que a maioria das falhas num website são geralmente devidas à incompatibilidade entre os plug-ins que tem instalados.

Tenha isto em conta, quando estiver a instalar um plug-in WordPress

Fazer uma primeira pesquisa de plug-ins relacionados com o comércio eletrónico dentro do WordPress pode dar dor de cabeça e ser avassalador. Especialmente porque é difícil encontrar um plug-in que tenha todas as características que procura.

Muitas vezes pensamos que os plug-ins mais populares são os melhores, mas nem sempre é esse o caso. A vantagem destes é que normalmente têm mais compatibilidades.

 1. Compatibilidade com a última versão do WordPress.

Ao escolher um plug-in WordPress, procure os que estão atualizados com a versão mais recente. Isto pode parecer uma parvoíce, mas é uma das coisas mais importantes. Quando o plug-in não está atualizado, cria problemas de compatibilidade e pode gerar uma variedade de bugs no website.

O WordPress ajuda nesta tarefa ao lançar avisos aos utilizadores que tentam descarregar plug-ins desatualizados.

2. Boa velocidade de carregamento.

A velocidade de carregamento de um website é um fator determinante para que os consumidores fiquem ou saiam cansados de esperar que os produtos apareçam no ecrã. Por conseguinte, antes de instalar um plug-in, deve consultar as revisões de plug-in publicadas.

Uma forma rápida e fácil de o fazer é através do Google “Revisão de [nome do plug-in]”.

3. Existência de comunidade.

Se um plug-in tem uma comunidade de fãs, isto é um bom sinal. Este grupo de pessoas pode muitas vezes resolver os seus problemas, mesmo que eles sejam poucos comuns.

4. Suporte de back-end.

Por vezes é preciso lidar com bugs de plug-in. Por isso, é importante considerar se tem apoio técnico que possa ajudar.

Plug-ins de comércio eletrónico WordPress

1.WooCommerce

É um dos plug-ins mais utilizados para o comércio eletrónico. Com ele pode construir toda a sua parte de loja digital a partir do zero no WordPress.

Automattic (a equipa por detrás da hospedagem do blogue WordPress.com) adquiriu o WooCommerce em 2015. Desde então, a empresa tem envidado esforços no desenvolvimento da maior funcionalidade possível do WooCommerce para o comércio eletrónico WordPress.

2. WPForms

Os formulários de contacto são muito importantes para que os consumidores possam colocar as suas questões ou fazer comentários. WPForms é o plug-in mais popular para introduzir um formulário de contacto dentro do WordPress. Além disso, com este plug-in pode criar formulários de encomenda, formulários de pagamento e formulários de subscrição por correio eletrónico.

Uma interface que se destaca pela sua facilidade de configuração (ideal para principiantes). As pessoas que querem funcionalidades mais avançadas podem optar pela sua versão Pro, que tem mais opções e funcionalidades de personalização.

Características dos WPForms:

  • 100% Responsivo. Os formulários de contacto que criar são compatíveis com a versão web mobile.
  • GDPR Ready. Faça o seu formulário de contacto GDPR em conformidade com apenas alguns cliques.
  • Modelos de formulários.
  • Proteção contra spam.
  • Notificação de formulário instantânea.
  • Lógica condicional inteligente: mostrar ou ocultar campos e secções do formulário de contacto com base no comportamento do utilizador.
  • Formulários de registo de utilizadores. Formulários personalizados de registo de utilizador WordPress e formulários de login.
  • Geolocalização. Mostrar informação sobre a localização dos seus utilizadores.

3.OptinMonster

Este é um software de otimização da taxa de conversão muito popular. Ajuda a converter visitantes em subscritores, através do pedido do seu email. Outra das suas funcionalidades é criar uma lista de subscrição de correio eletrónico e aumentar o alcance aos clientes leais.

4.Veeqo

O Veeqo é um plug-in compatível principalmente com o WooCommerce, mas também é útil para outros canais como o eBay, Amazon e Etsy. Com ele pode gerir o inventário, ou seja, gerir encomendas, manter o inventário em sincronia em tempo real, editar listas de produtos, comprar a fornecedores, gerir a sua seleção, embalagem e expedição, e muito mais.

O software ajuda os retalhistas a gerir o inventário.

5. Envira Gallery

Mostrar os seus produtos é outra coisa importante. É por isso que, se o seu comércio eletrónico está no WordPress, deve incluir a Envira Gallery. Este plug-in ajuda-o a criar uma galeria bonita e reativa, onde pode montar várias galerias, criar álbuns, abrir imagens em pop-ups de lightbox e muito mais.

6.SEO de Yoast

Podemos dizer que este não precisa de ser mencionado, pois quem não conhece SEO de Yoast? É um dos plug-ins WordPress mais populares, porque serve para todos, tanto para o comércio eletrónico como para o blogue.

Este plug-in ajuda a otimizar um website para motores de busca e melhora a visibilidade do seu website para audiências chave. Algumas das características que inclui são a adição de meta tags ou ajuda na classificação SEO do seu website.

7.BackupBuddy

A segurança é essencial, especialmente a proteção dos dados fornecidos pelos seus clientes. Uma das melhores estratégias é ter uma cópia dos dados.

O BackupBuddy torna esta tarefa fácil e simples. Basta configurá-lo para fazer a cópia e, quando precisar de o recuperar, está apenas a alguns cliques de distância.

Algumas ferramentas integradas para proteger e otimizar um website no WordPress:

  • Excluir ficheiros e tabelas de bases de dados.
  • Verificação de malware WordPress.
  • Ferramentas do servidor WordPress. Com estes, pode analisar a fundo a configuração e as capacidades do seu servidor.
  • Dados em série.
  • Substituição em massa de textos de bases de dados.
  • Gestor da cronologia do WordPress.
  • Personalizar limites de armazenamento de cópias de segurança.

 8.Ecwid

Quando se trata de fazer compras numa loja online, ter uma página de checkout simples e profissional ajudará definitivamente a melhorar as suas hipóteses.

O plug-in Ecwid WordPress cria páginas de checkout bastante simples que incluem todas as características necessárias para um website de comércio eletrónico. Também suportam mais de 40 opções de gateway de pagamento internacional, integração de envio em tempo real e 45 idiomas.

Aqui estão as razões pelas quais irá vender mais com este plug-in, de acordo com a Ecwid:

  • Venda onde estão os seus clientes. Comece a vender no seu site WordPress e continue no Instagram, Facebook, eBay, Amazon, Google Shopping e muito mais.
  • Segurança completa: backups gratuitos ilimitados da loja, verificação certificada PCI DSS Nível 1, e escalonamento automático para qualquer número de produtos e tráfego.
  • Envio automático, pagamento e imposto: cálculo e arquivo automático de impostos, todos os gateways de pagamento integrados e mais de 45 opções de pagamento
  • Móvel: melhor aplicação de gestão de loja móvel da classe incluída e aplicação de loja móvel a pedido.

9.Member Press

O Member Press permite aos utilizadores registarem-se no website. Isto permite-lhe ter a sua informação e oferecer-lhes um conteúdo premium. É muito útil especialmente para websites que vendem conteúdos digitais.

São compatíveis com todos os tipos de gateways de pagamento e plug-ins de loja online como o WooCommerce.

10.Easy Digital Downloads

Este é um dos melhores plug-ins que pode utilizar se o seu comércio eletrónico estiver concentrado na venda de produtos digitais. É verdade, que através do WooCommerce também se podem vender estes produtos, mas o bom deste é que é especializado.

Destaca-se pela sua facilidade de utilização, por ter diferentes gateways de pagamento, plataformas e serviços. Este suplemento inclui os seus próprios temas, embora também se possa utilizar temas WordPress.

EDD tem uma versão gratuita onde se tem acesso a funcionalidades como a gestão de clientes, códigos de desconto e gestão de carrinho de compras. No entanto, pode escolher o plano pago onde tira partido de mais características e extensões.

Características:

  • Carrinho de compras – Os clientes podem consultar o seu catálogo de produtos, adicionar artigos ao seu carrinho, e fazer o checkout quando estiverem prontos. Ou, use o botão Buy Now.
  • Os compradores podem completar a sua compra com facilidade, diretamente na página de checkout do seu site.
  • Flexibilidade de pagamento.
  • Gestão completa do cliente.
  • Relatórios detalhados de ganhos, reembolsos ou vendas.
  • Códigos de desconto.
  • Trabalha com qualquer tema.

11.FAQs rápidas e fáceis

A secção FAQ é algo essencial numa loja online. Os clientes têm frequentemente as mesmas dúvidas, por isso é interessante ter um espaço para responder a algumas delas e eliminar a sobrecarga que por vezes enfrenta o serviço ao cliente.

12.Contacto constante

Esta plataforma é muito fácil de utilizar para principiantes no marketing por correio eletrónico. Com ela, pode criar uma lista de correio eletrónico e enviar e-mails aos subscritores.

Tem também ferramentas incorporadas para criar formulários de inscrição e a capacidade de trabalhar com ferramentas de geração de leads, tais como o OptinMonster.

Características:

  • Criar formulários que sejam claros, simples e otimizados para dispositivos móveis.
  • Escolha formulários que selecionam automaticamente o tema e o estilo do seu site WordPress.
  • Personalize os campos de dados, para que possa adaptar o tipo de informação que recolhe.

 13.MonsterInsights

 MonsterInsights é outro dos plug-ins mais populares. É utilizado para rastrear a audiência que visita o nosso website.

O Google Analytics pode ligar-se a este plug-in para obter mais informações sobre os seus visitantes, rastreando de onde vieram e o que fazem enquanto estão no seu website. Tem características gratuitas, mas existe também uma versão Pro, que fornece mais informações e opções para personalizar os dados.

 14.CSS Hero

CSS Hero permite a personalização de temas WordPress. A vantagem desta ferramenta é que não é necessário conhecer nenhum código de programação para a utilizar. Basta instalar a aplicação sem ter de escrever uma única linha de código. Tudo o que precisa de fazer é instalar o plug-in WordPress e assim não precisa de pagar por modelos premium.

 15.MaxCDN

Para ter um bom SEO, um dos elementos que afeta é a velocidade de carregamento do website. O comércio eletrónico tem normalmente muitos elementos audiovisuais de alta qualidade, o que faz com que a carga abrande (ninguém vai esperar 1 minuto pelo aparecimento das imagens dos produtos) e a experiência do utilizador é negativa.

16. Weglot Translate

Weglot Translate é um plug-in para traduzir o site para mais de 100 idiomas de forma fácil e rápida.

Apenas ao adicionar recursos multilíngues, pode aumentar a sua visibilidade e conversões. Weglot Translate é totalmente otimizado para SEO, cada página traduzida é automaticamente indexada pelo Google.

17.UpdraftPlus

Só porque é um dos últimos add-ons da lista, não significa que seja menos importante. UpdraftPlus ajuda-o a fazer uma cópia do seu website, o que é essencial. É uma ferramenta que facilita a restauração do seu website.

Permite-lhe configurar cópias de segurança automáticas e armazená-las em segurança num local remoto como Google Drive, Dropbox, S3, Rackspace, FTP ou e-mail.

Algumas das diferenças destes plug-ins com outros são:

  • Restaura, para além das cópias de segurança;
  • Realiza cópias de segurança em várias clouds;
  • Configurar programas de backup automáticos;
  • Utiliza menos recursos do servidor em comparação com outros.

18.Sucuri

Este plug-in tratará de proteger o website. A segurança deve ser uma prioridade. Monitoriza e protege o seu site contra DDoS, ameaças de malware, ataques XSS, ataques de força bruta e qualquer outro tipo de ataque.

Ações de software:

  • Auditoria de atividade de segurança;
  • Monitorização de integridade de arquivo;
  • Verificação remota de malware;
  • Monitorização de listas negras;
  • Reforço de segurança eficaz;
  • Ações de segurança após um ataque;
  • Avisos de segurança;
  • Firewall de site (apenas para premium).

19.Pretty Links Pro

Pretty Links ajuda a encurtar, embelezar, localizar, gerir e partilhar qualquer URL dentro ou fora do seu website WordPress. Com este plug-in as ligações podem ter o aspeto que deseja e também utilizar o nome do seu website.

É uma boa ferramenta para comerciantes afiliados, podcasters, proprietários de empresas e outros que queiram criar facilmente URLs curtos no WordPress.

Características:

  • Cria URLs limpos e simples no seu site que redirecionam para qualquer outro URL (permite apenas redirecionamentos 301, 302 e 307);
  • Gera slugs aleatórios de 3 a 4 caracteres para o seu URL ou permite que nomeie um slug personalizado para o seu URL;
  • Regista dados como: o número de cliques por link, detalhes dos cliques, endereço IP, o host remoto, o navegador (incluindo a versão do navegador), o sistema operacional e o site de referência;
  • Interface de utilizador intuitiva com Javascript / AJAX;
  • Crie links nofollow / noindex.

20.LiveChat

LiveChat é um software de apoio ao chat, algo que não pode faltar no nosso comércio eletrónico para atender os nossos clientes quando estes têm dúvidas. É muito fácil de usar e permite-lhe adicionar rapidamente um chat ao vivo no seu website WordPress.

O plug-in é personalizável e vem com uma aplicação móvel para que possa responder rapidamente a todas as pessoas que interagem através do Live Chat.

Empresas como Shopify, SEMRush ou Google Workspace também desenvolveram plug-ins para integrar algumas das suas funcionalidades dentro do WordPress e facilitar a sua utilização.

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