“Os consumidores estarão à espera de descontos realmente avultados e úteis nesta Black Friday”

A quase uma semana da tão aguardada Black Friday, a Ecommerce News esteve à conversa com Melissa Minkow, Director, Retail Strategy da CI&T de modo a tentar entender quais as tendências para esta BF.

Ecommerce News PT: Em que se baseia a estratégia de retalho da CI&T?

Melissa Minkow: Os consumidores de hoje procuram experiências de compra mais úteis e mais envolventes, que ofereçam harmonia entre canais, garantam mais certezas na tomada de decisões e permitam desfrutar de toda a jornada de cliente. Neste sentido, temos três pilares estratégicos fundamentais que reforçam a nossa abordagem para entregar soluções de retalho conectadas e a longo prazo:

  • Eficiência: porque os clientes devem ser capazes de percorrer a jornada omnicanal e fazer compras tranquilamente, sem qualquer fricção;
  • Experiência: porque, mesmo nas compras mais apressadas, os consumidores querem sentir-se inspirados e/ou encorajados;
  • Relevância: porque os consumidores exigem cada vez mais uma grande diversidade de opções, um inventário sempre disponível e compras convenientes.

A nossa estratégia baseia-se em desenvolver a solução tecnológica mais otimizada para assegurar eficiência aos retalhistas e aos seus clientes.

EcN: A Black Friday é o maior evento do ano para a CI&T?

MM: As nossas soluções para retalho são implementadas nos clientes de forma contínua ao longo de todo o ano, não são pensadas para momentos ou eventos específicos. Assim, não podemos considerar que este evento nos afete particularmente – mas temo-lo em conta e gostamos de refletir e falar sobre ele porque sabemos que é importante para muitos dos nossos clientes.

EcN: Quais são as principais tendências para a Black Friday este ano?

MM: Tendo em conta a economia inflacionária em que estamos a viver neste momento, acredito que os consumidores estarão à espera de descontos realmente avultados e úteis nesta Black Friday. As pessoas não têm podido dar-se ao luxo de pensar em oferecer presentes mais cedo durante o ano, e vão ter esperança de que os comerciantes os ajudem agora com descontos significativos.

EcN: Qual vai ser o impacto da inflação nesta Black Friday?

MM: Devido à inflação, os consumidores ver-se-ão forçados a ser extremamente ponderados e planear cuidadosamente os presentes que vão oferecer. De modo geral, os gastos serão provavelmente semelhantes ao ano passado, ou talvez fiquem até um pouco abaixo – contrariando a tendência dos últimos anos, em que os gastos na Black Friday estavam a registar uma trajetória de crescimento anual bastante estável.

EcN: A CI&T faz integrações de e-commerce. Como funcionam?

MM: Na CI&T criamos experiências de e-commerce personalizadas através de parcerias com empresas de software de topo, que nos permitem desenvolver plataformas de compras eficientes e envolventes. Escolhemos sempre o fornecedor de software mais compatível com os sistemas existentes dos nossos cliente de retalho e focamo-nos na agilização e otimização do conjunto de tecnologias aplicado, de modo a que cada etapa da jornada do consumidor (navegação, pesquisa, check-out, etc.) comunique entre si.

EcN: Na sua opinião, o que tem vindo a mudar nos perfis de consumidor atuais?

MM: Os consumidores atuais estão muito habituados a conseguir localizar exatamente o que querem de forma muito rápida, e de o comprar fácil e harmoniosamente. Aprenderam a inspirar-se no conteúdo que consomem, o que torna a sua abordagem às compras muito direcionada para aquilo que procuram.

EcN: A situação económica atual está a contribuir para a mudança no comportamento dos consumidores?

MM: Penso que não. Os consumidores aprenderam a ser extremamente sensíveis aos preços, porque os retalhistas adquiriram o hábito de fazer descontos grandes sempre que podem – o que não é uma estratégia de retalho vencedora, mas é a realidade que observamos, eles fazem-no de qualquer forma. A meu ver, a única diferença que a situação económica atual está a causar nos comportamentos de compra é a diminuição global dos gastos.

EcN: O que mudou desde a primeira Black Friday que viveu desde que está na CI&T, até à Black Friday de 2022?

MM: A Black Friday estava a perder relevância porque os comerciantes ofereciam descontos durante todo o ano, e ainda descontos de Natal antecipados. Este ano, vai ganhar importância porque os consumidores não tiveram capacidade de fazer compras mais cedo, nem de as fazer tão frequentemente como antes.

EcN: Quais são as estratégias que a CI&T utiliza para se diferenciar?

MM: Os nossos ciclos curtos são extremamente diferenciadores, na medida em que conseguimos resultados para os nossos projetos no prazo de 90 dias e depois fazemos os ajustes necessários a partir daí. Também somos agnósticos quanto a software – isto é, temos diferentes parceiros de software a quem recorremos frequentemente, mas escolhemos o que se adequa melhor a cada projeto com base na tecnologia única e já existente do comerciante. Para além disso, criamos soluções personalizadas – não há dois projetos exatamente iguais, e por isso adaptamos o nosso trabalho às necessidades individuais de cada cliente.

EcN: Quais são os planos para o futuro do retalho na CI&T?

MM: Os nossos maiores focos para os próximos anos são a construção da melhor experiência de compra possível para o consumidor, bem como uma gestão de inventário fluída. Se os retalhistas conseguirem otimizar estes dois aspetos corretamente, estarão no bom caminho. A gestão de inventário pode parecer bastante simples no seu conceito, mas, tendo em conta a crise da cadeia de abastecimento, tem ficado gradualmente mais complicada. Temos estado a trabalhar com várias marcas numa tecnologia que otimiza a gestão de inventário para garantir mais fiabilidade aos consumidores. No que diz respeito à experiência do cliente, as possibilidades são infinitas – conteúdos, produtos, recomendações, descontos e serviços personalizados e em tempo real são o futuro da excelência no retalho, e é neste ponto que pretendemos elevar a fasquia para os nossos clientes.

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