Atualmente, estar presente nas redes sociais converteu-se quase numa necessidade primordial para as empresas. Por este motivo, um grande número de marcas deu o passo de entrar, através da criação de uma página corporativa, no Facebook. A presença de empresas em redes sociais como o Facebook, pode trazer vantagens e benefícios importantes, mas para isso é necessário traçar algumas diretrizes de atuação e estabelecer metas a serem atingidas.

Tradicionalmente, as páginas do Facebook nasceram como um canal de comunicação através do qual as empresas podem atingir o seu público diretamente, criando e estabelecendo um relacionamento cada vez mais próximo com os seus seguidores. É uma ferramenta que colabora na criação de uma comunidade em torno da marca, uma congregação de fãs que mantém um certo grau de envolvimento com a marca e que a ajuda a crescer. No entanto, uma vez que a comunidade é construída, a grande questão apresentada na maioria das empresas é: como podemos tornar rentável esse grande ativo que temos?

Em primeiro lugar, seria um erro pensar que todos os fãs que uma marca tem no Facebook também são seus clientes, pois pode ter havido uma infinidade de razões pelas quais uma pessoa decidiu clicar em «Gostar» numa página. Embora seja verdade que um número significativo de ‘gostos’ na página do Facebook seja positivo para as marcas, ela é derivada de uma oportunidade comercial para explorar. Nesse sentido, se as marcas não têm nenhuma estratégia para converter os fãs do Facebook, elas estão a perder uma grande oportunidade de aproveitar todo o potencial que conquistaram naquela rede social. Por essa razão, as aplicações de Social e Facebook Commerce, como o Social-Buy.com, ajudam marcas e empresas a converter os seus fãs em compradores e os seus «gostos» em vendas, rentabilizando os seus ativos digitais.

As soluções de Facebook Commerce, como as Smart Facebook Stores da Social-Buy.com, oferecem a oportunidade às empresas de obterem um número maior de clientes provenientes da sua própria comunidade de seguidores, o que apresenta uma dupla vantagem: por um lado, os benefícios económicos que saem das suas compras; e, por outro lado, os benefícios intangíveis que derivam da sua conexão com a marca.

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