Portugal ocupa o 30º lugar no Índice Mundial de Qualidade de Vida Digital (2021)

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A terceira edição anual do Digital Quality of Life Index (DQL) classifica Portugal em 30º lugar entre 110 países, uma descida de um lugar em relação ao ano passado.

O estudo global, conduzido pela empresa de cibersegurança Surfshark, cobre 90% da população mundial e avalia os países com base num conjunto de cinco pilares fundamentais do bem-estar digital.

Portugal apresenta resultados fortes em e-security (22º), e-government (27º), mas ocupa um lugar comparativamente baixo na qualidade da Internet (33º), e-infrastructure (39º), e internet affordability (55º).

Em comparação com o ano passado, o índice de acessibilidade da Internet do país melhorou em 114%. As pessoas em Portugal têm de trabalhar um pouco mais de 3 horas para poderem pagar o pacote de Internet de banda larga mais barato, menos 1 hora e 23 minutos do que em 2020.

A investigação também mostra que o índice de qualidade da Internet do país diminuiu 13%. Portugal ocupa o 33º lugar neste pilar e é ultrapassado pelos países vizinhos Espanha e França. Devido às altas velocidades da Internet – 129,71 Mbps para a Internet de banda larga e 42,19 Mbps para as comunicações móveis – a qualidade da Internet no país continua a ser 10% superior à média global.

Portugal tem um PIB per capita semelhante ao da República Checa, mas a segurança electrónica de ambos os países difere substancialmente – a República Checa ocupa o 2º lugar no pilar, enquanto Portugal mal chega ao TOP25.

«As oportunidades digitais revelaram-se mais importantes do que nunca durante a crise da COVID-19, sublinhando a importância de cada país assegurar capacidades operacionais totalmente remotas para as suas economias. É por isso que, pelo terceiro ano consecutivo, continuamos a investigação da Qualidade de Vida Digital, que fornece uma perspetiva global robusta sobre como os países se distinguem digitalmente. O índice estabelece a base para discussões significativas sobre como o avanço digital tem impacto na prosperidade de um país e onde podem ser feitas melhorias».

Vytautas Kaziukonis, CEO da Surfshark.

Num quadro global, 6 em cada 10 países com as pontuações mais elevadas estão localizados na Europa, seguindo a tendência do ano passado. A Dinamarca ocupa pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar no DQL e é seguida de perto pela Coreia do Sul. A Finlândia ocupa a 3ª posição, enquanto Israel e os EUA completam as cinco primeiras das 110 nações que foram avaliadas. Os 5 últimos países são Etiópia, Camboja, Camarões, Guatemala, e Angola.

A nível regional, os EUA destacam-se como um país com a mais alta qualidade de vida digital nas Américas, enquanto a Coreia do Sul assume a posição de liderança na Ásia. Entre os países de África, as pessoas na África do Sul gozam da mais alta qualidade de vida digital, enquanto que a Austrália lidera na Oceânia, superando a Nova Zelândia em várias áreas digitais.

Outras descobertas significativas do relatório incluem:
  • A banda larga é globalmente menos acessível este ano. Comparando os países incluídos tanto no DQL20 como no DQL21, as pessoas têm de trabalhar 11% mais (25 min mais) para terem acesso à Internet de banda larga em 2021. No entanto, as pessoas têm de trabalhar 29% menos (28 min menos) para terem acesso à Internet móvel este ano.
  • A pior Internet do mundo é a menos acessível. As pessoas em alguns países, tais como a Nigéria, a Costa do Marfim e o Mali necessitam de aproximadamente uma semana de trabalho para ter acesso à Internet.
  • O investimento em infra-estruturas eletrónicas e o governo eletrónico são os que mais contribuem para o bem-estar digital das pessoas.

Para conhecer o relatório completo clique aqui.

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