Quais são os maiores erros do e-Commerce?

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O e-Commerce está em franco crescimento e é, sem dúvida, a área de negócio que mais se vai destacar no futuro a nível mundial. Apesar disso, aquando da criação e / ou gestão das Lojas Online ainda se cometem muitos erros que acabam por prejudicar o crescimento do negócio digital.

Que erros são mais críticos?

Existem muitos erros de gestão de e-Commerce e vamos abordar os mais críticos e que têm mais impacto nos resultados de uma Loja Online.

  • Plataforma

A escolha da plataforma é essencial para o sucesso de qualquer website de e-Commerce. Ter bem presente os requisitos essenciais para ter um website de e-Commerce com boa performance, com um design apelativo focado na experiência do utilizador e, sobretudo, com todas as funcionalidades necessárias para a Loja Online poder operar é obrigatório para poder ter sucesso. Escolher mal uma plataforma de e-Commerce pode comprometer seriamente o negócio.

  • Identidade da Marca e Posicionamento Digital

É importante apostarmos na definição da identidade da marca e no seu posicionamento digital no mercado. Qualquer negócio precisa de ter a sua identidade de marca e a sua proposta de valor bem definida para poder ganhar credibilidade no mercado e a confiança dos clientes. Por exemplo, é necessário ter critério na escolha do domínio da Loja Online com a inclusão do nome da marca, escolher um layout do website que inclua o branding da marca e, também, posicionar a marca no mercado e direcionar a comunicação para a sua audiência / target promovendo o relacionamento com o cliente. Existem Lojas Online que não valorizam a importância da identidade da marca e acabam por ter dificuldades em se impor no mercado onde operam por não acrescentarem nada de novo ao mesmo.

  • Imagens

As imagens são fundamentais para a venda online! Todos os produtos têm que ter imagens de qualidade para transmitir confiança e credibilidade ao consumidor. Ainda existem websites de e-Commerce que têm produtos à venda sem imagens (sobretudo marketplaces), o que acaba por descredibilizar a marca e gerar desconfiança no consumidor. A componente estética de uma Loja Online é muito importante para que o cliente tenha confiança para comprar. Quanto mais elementos visuais incluirmos no site (imagens, vídeos, infografias, etc.) maior a probabilidade de conversão.

  • Informação de Produtos

Nas Lojas Online não estamos a visualizar os produtos fisicamente, pelo que a informação detalhada é extremamente importante para que o cliente possa tomar a sua decisão de compra. Também não temos o apoio de nenhum assistente, pelo que a informação é um dos fatores mais importantes na escolha de produtos online. As características dos produtos são um fator decisivo na escolha da compra online pelo que é essencial incluir todos os detalhes sobre os produtos no website. Ter os produtos online sem nenhuma informação ainda é um erro comum que descredibiliza a Loja Online. Dificilmente algum cliente compra online sem ter acesso às características do produto.

  • Redes Sociais

Para a Loja Online ter sucesso é necessário que os clientes a conheçam e a encontrem online. É aqui que as redes sociais desempenham um papel fundamental na promoção da marca e no relacionamento com os clientes. Além disso, as redes sociais que estavam mais vocacionadas para gerar uma comunidade estão neste momento a adaptar-se e a apostar em funcionalidades de e-Commerce para potenciar a conversão dos negócios. Descurar a presença nas redes sociais é um erro estratégico enorme. As Lojas Online precisam de visitas para poder vender e quem segue as marcas / empresas nas redes sociais são tendencialmente visitas qualificadas que já gostam e seguem os produtos da marca. Pelo que é essencial incluir as redes sociais na estratégia de e-Commerce de qualquer negócio.

  • Search Engine Optimization (SEO)

Ignorar a importância do SEO (Search Engine Optimization) na estratégia digital de uma Loja Online é um erro que acontece com alguma frequência. Seja por desconhecimento ou porque os resultados não são imediatos é comum desvalorizar o potencial do SEO. É de extrema importância garantir que o website de e-Commerce está bem construído do ponto de vista técnico e que tem em conta as boas práticas de SEO para garantir que a Loja Online tem relevância nos motores de busca. De notar que vários estudos apontam que os utilizadores credibilizam mais os resultados orgânicos do que os pagos. Estas visitas são altamente qualificadas e por norma geram mais conversões do que as visitas cuja origem são os anúncios pagos.

  •  User Experience / User Interface

A aposta na experiência do utilizador e na usabilidade é muitas vezes esquecida nas Lojas Online e isso prejudica muito a experiência do utilizador e, consequentemente, as receitas. O utilizador tem que conseguir navegar facilmente no site e encontrar rapidamente os produtos que pretende adquirir. Os menus têm que ser claros e objetivos, o layout tem que ser clean e apelativo, os botões com os call-to-action têm que ser simples e diretos, o website tem que ser responsive (adaptado aos dispositivos móveis), os conteúdos têm que carregar de forma rápida e não devem existir elementos que gerem aversão aos utilizadores como por exemplo: demasiados pop-ups e push notifications (entre outros) que acabam por distrair e atrapalhar a navegação do utilizador no site.

  • Otimização da Conversão

Qualquer website necessita de ser otimizado de forma constante e para isso contribui muito os insights das ferramentas de Analytics, Tracking e A/B Testing (exemplo: Google Analytics, Hotjar e Google Optimize). Para podermos adaptar a Loja Online às necessidades do nosso cliente é necessário testar cada elemento do site através de ferramentas de A/B Tests e fazer alterações constantes de forma a desenvolver e melhorar o website e respetiva conversão com base nos insights que estas ferramentas nos dão sobre o nosso cliente. Muitos sites de e-Commerce são lançados e depois não são otimizados o que é um erro enorme e que coloca em risco o negócio. O digital está em constante mutação e, como tal, as Lojas Online têm que evoluir e adaptar-se às necessidades dos seus clientes.

O lançamento de uma Loja Online é apenas o princípio do desenvolvimento de um negócio de e-Commerce. A verdade é que uma Loja Online é muito dinâmica e necessita de otimização constante. Muitas vezes por desconhecimento ou falta de estratégia digital são descurados alguns dos pontos abordados neste artigo, mas é essencial que se tenha em consideração que para ter sucesso no e-Commerce é preciso corrigir estes erros críticos rapidamente e ter um mindset de constante evolução e otimização para que seja possível aumentar o volume de vendas de qualquer negócio online.

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