A Alemanha é uma das principais nações de compras online do mundo. Por receita total, a Alemanha tem atualmente o quinto mercado de comércio eletrónico mais forte do mundo: em 2021, um total de US$ 127,5 biliões em receitas foram gerados no comércio online alemão, de acordo com o Statista Digital Market Outlook.
Apenas China, EUA, Japão e Reino Unido registaram receitas totais de comércio eletrónico mais altas em 2021. E o comércio eletrónico cresceu e tornou-se um dos principais setores industriais da Alemanha nas últimas décadas, alimentado muito recentemente pela pandemia.
No primeiro ano de pandemia, o mercado de comércio eletrónico alemão registou um aumento de receita de quase 30%. O crescimento da receita ano a ano permaneceu alto até 2021, e os especialistas do Statista Digital Market Outlook atualmente esperam que o mercado alemão de comércio eletrónico atinja US$ 141 biliões em receitas em 2022.
De acordo com uma análise de dados de pesquisas regulares recolhidos e publicados pela associação alemã de comércio eletrónico e negócios de vendas por correspondência bevh, também é a frequência de compras online entre os consumidores que aumentou nos últimos anos:

Ao longo dos anos, entre 2017 e 2021, a bevh perguntou semanalmente a mais de 40.000 consumidores alemães sobre quando concluíram o seu último pedido online. Uma análise dos dados dos últimos cinco anos mostra que a frequência de compras online dos consumidores na Alemanha tem sido constantemente alta desde 2017 e até aumentou ao longo do tempo.
Em 2017, 69% dos consumidores alemães, em média, já tinham feito compras online pelo menos no último mês anterior à pesquisa ou mais recentemente um total de 38% nos últimos sete dias anteriores à entrevista. Em 2019, 2020 e 2021, a parcela de entrevistados que solicitam produtos ou serviços online com frequência aumentou constantemente. Mais notavelmente, a parcela daqueles que afirmaram ter feito uma compra online nos últimos sete dias aumentou de 38% em 2017 para 44% em 2021, em média.