O mercado de moda de segunda mão Vinted quer adquirir a concorrente Rebelle. A empresa ofereceu 30,2 milhões de euros pela aquisição. O negócio recebeu uma resposta positiva dos membros da comissão e acionistas da Rebelle.
Vinted é uma plataforma online para comprar e vender roupas usadas, fundada na Lituânia. A Rebelle também é um mercado de moda de segunda mão da Alemanha, que oferece principalmente marcas de luxo. A Vinted tem vindo a expandir os seus negócios recentemente, lançando um braço de logística e uma plataforma de envios online. No início deste ano, a Rebelle abriu o capital, avaliado em cerca de 60 milhões de euros.
Mais de 90% das ações
Vinted divulgou a notícia num comunicado de imprensa. Para a aquisição, a Vinted ofereceu 1,35 euros por ação. Com 22,4 milhões de ações da Rebelle, isso resume-se a um total de 30,2 milhões de euros.
A empresa diz que quer possuir mais de 90% das ações da Rebelle como parte do acordo. Um comité nomeado da Rebelle respondeu positivamente à oferta, segundo Vinted, assim como os acionistas que representam coletivamente 65% das ações.
Num comunicado à imprensa separado, o comité de Rebelle diz que «seria possível realizar a sua estratégia de longo prazo de forma independente». No entanto, isso exigiria consolidação, fusões e aquisições num «cenário de negócios cada vez mais competitivo para mercados online de moda de segunda mão.»
O comité escreve: “(…) em particular em relação aos benefícios imediatos das Ofertas de uma contraprestação em dinheiro no curto prazo, o Comité Independente recomenda por unanimidade aos acionistas da Rebelle que aceitem a Oferta.”
Rebelle permanecerá como plataforma separada
Com uma possível aquisição, Vinted está a planear uma combinação de ambas as organizações. Isto significa que a Rebelle continuará a ser uma plataforma separada com a administração e os funcionários existentes. Os planos exatos serão formados assim que o acordo for aceite. A proposta expira no dia 19 de agosto.
“Como um parceiro do setor, acompanhamos a Rebelle há muitos anos e estamos impressionados com a sua oferta e com o que conquistaram no segmento de luxo”, afirma Thomas Plantenga, CEO da Vinted. “Ao combinar a experiência da Rebelle neste segmento com o alcance geográfico e a grande base de membros da Vinted, vemos um grande potencial para criar uma proposta de valor reforçada para os consumidores e, finalmente, apoiar o aumento da aceitação de segunda mão.”