O mCommerce continua a expandir-se em Espanha: 50% dos espanhóis usaram um dispositivo móvel para fazer uma compra em 2016, o que é quinze pontos a mais que em 2015. O smartphone está cada vez mais presente no dia-a-dia de todas as pessoas, por isso a iAdvize desenvolveu diferentes soluções e aplicações para que os operadores de serviço ao cliente possam interagir com clientes fiéis e potenciais clientes a qualquer momento.

Existem atualmente 2,6 mil milhões de utilizadores de smartphones em todo o mundo e haverá N. Em Espanha, em particular, 22% do volume de negócios total do ecommerce é realizado através de pagamentos móveis. Com esses dados, parece óbvio que as empresas concentram os seus esforços numa estratégia móvel.

«87% dos millennials admitem que não poderiam passar sem o telefone e 14% dizem que nem mesmo lidariam com uma marca que não tenha um site responsivo ou uma aplicação móvel«, diz Beatriz Zabalegui, responsável de marketing da iAdvize España. Portanto, parece vital integrar o telemóvel na estratégia das redes sociais e no atendimento online. «As aplicações de mensagens têm atualmente o mesmo número de utilizadores ativos que as redes sociais tradicionais«, acrescenta Zabalegui.

Na China, o mCommerce foi responsável por 55,5% das transações online no último ano, principalmente graças ao WeChat. A aplicação de menssaging tem mais de 700 milhões de utilizadores e cerca de 10 milhões de aplicações dentro do app. Na Europa, 86,5% dos utilizadores das redes sociais estão ativos através das redes móveis, 80% dos utilizadores da Internet consultam as opiniões dos utilizadores nas redes sociais antes de comprarem online e uma percentagem ainda maior procura classificações de terceiros sobre os produtos que estão prestes a comprar. Os números em Espanha são muito semelhantes, onde 85% do tráfego online tem origem em telemóveis.

A iAdvize, além de preparar um relatório para descobrir a situação do mCommerce no país vizinho, inclui algumas dicas ou práticas boas para que as empresas otimizem a estratégia de engagement do cliente nos dispositivos móveis.

Quatro truques de engagement mobile

  1. Fidelizar sem ser intrusivo: os utilizadores de dispositivos móveis têm 50% mais oportunidades de sair de um site depois de perder cinco segundos nele. Por conseguinte, é preferível favorecer a simplicidade e ser menos intrusivo possível.
  2. Pensar na experiência para iOS & Android: seja fiel à identidade da sua marca (fontes, efeitos de sombra, logotipo, etc.), seja no seu telemóvel ou na web. Também precisa de garantir que a interface se adapte a todos os formatos de telefone.
  3. Reativo e concentrado no assunto: quanto mais ativo e focado se está na resolução dos problemas dos utilizadores, mais rápido será capaz de resolver os pedidos e gerir as conversas.
  4. Drag & drop: o drag-and-drop é um método que consiste em utilizar um rato, um painel táctil ou um ecrã para mover um elemento gráfico no smartphone, tablet ou computador de um local para outro. Desta forma, os utilizadores podem entrar em contato num instante sem perturbar a sua navegação e podem continuar a fazer outras coisas enquanto interagem com a marca.

Ser mobile é um grande desafio para as marcas. Hoje, antes de qualquer compra, os utilizadores são cada vez mais informados através dos seus dispositivos sem fio, sejam eles smartphones ou tablets. Por conseguinte, as empresas devem poder captar clientes leais e clientes potenciais quando comparam os produtos que veem nas lojas ou quando procuram opiniões nas redes sociais.

 

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