A Rakuten publicou os seus resultados para o primeiro trimestre de 2020 e há dois números que se destacam.
O primeiro está relacionado com as vendas nacionais online: cresceram 57,5% durante o mês de Abril, precisamente quando o Japão entrou em estado de emergência.
O segundo destaque, é uma perda operacional de ¥32 mil milhões para o segmento móvel no primeiro trimestre. Isto representa um aumento de 5 mil milhões de ienes em relação ao quarto trimestre de 2019 e de 25 mil milhões de ienes em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Em termos de receita global, a empresa registou ¥331,443 milhões durante este período, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo em 2019.
Se dividirmos as receitas, a parte da fintech da empresa cresceu 22,9% em relação ao ano anterior, e a atividade relacionada com viagens foi afetada negativamente pela COVID-19, mas a empresa diz que continua a trabalhar para apoiar a sociedade e a economia.
«Os três meses de 2020 têm sido difíceis para todos. A economia global deteriorou-se rapidamente e estamos numa situação extremamente difícil devido ao impacto da COVID-19. A economia japonesa também registou uma grande quebra nos rendimentos e lucros das empresas devido ao declínio da atividade económica. O risco de infeção provocou uma nova recessão na economia nacional e internacional e terá de ser acompanhada de perto», afirmou a Rakuten num comunicado oficial.
