Salesforce estima possível impacto de 1,4 biliões de dólares nas margens de vendas no retalho este Natal

Estamos em julho a falar sobre dezembro, porém é necessário alertar para as previsões da Salesforce. A empresa tecnológica multinacional anunciou as principais previsões para a próxima época natalícia, com as alterações dos consumidores a mudarem muito devido ao atual aumento dos preços dos combustíveis, escassez de alimentos, aumento das taxas de juros e da inflação.

Perante o atual cenário, o preço médio de venda aumentou 11% nos Estados Unidos e os consumidores fizeram menos 12% de pedidos online em todo o mundo, em comparação com o mesmo período de 2021.

Uma análise dos dados do segundo trimestre indica ainda que esta tendência está a acelerar, com os meses de abril e maio a mostrarem um aumento de 7% no preço médio de venda, para além de um aumento de 17% durante o mesmo período do ano passado.

Esta realidade vai ter um impacto nas compras do período de Natal desde ano embora, apesar das pressões económicas, o setor do retalho esteja a assistir a um crescimento contínuo.

Assim, a Salesforce aponta os principais fatores que pressionam atualmente as margens das empresas de retalho:

  • Aumento dos custos dos produtos: O custo dos produtos ainda está a apresentar picos de dois dígitos relativamente ao último ano, o que significa que a inflação continuar a subir;
  • Aumento dos custos first e last mile: Espera-se que os preços dos combustíveis continuem a subir, tornando os envios e as devoluções do e-commerce mais caras. Alguns operadores do retalho já estão a cobrar por devoluções online;
  • Escassez e excesso de stock: A escassez de alimentos e matérias-primas deverá piorar, adicionando ainda mais incerteza à ténue cadeia de abastecimento global. Por outro lado, o excesso de stock devido à compra elevada em 2021 deixou as empresas com um elevado número de produtos disponíveis até ao final do ano;
  • Consumo em declínio: Os preços mais elevados estão a reduzir o consumo e, de acordo com a pesquisa da Salesforce, 51% dos consumidores planeia comprar menos presentes de Natal este ano;
  • Receios do consumidor: Os consumidores já se sentem pessimistas sobre a economia, o que significa que podem reduzir ainda mais os gastos discricionários, pois antecipam condições económicas desafiadoras mais à frente.

A Salesforce estima que estes desafios económicos colocam 1,4 biliões de dólares de margens em risco para as empresas de retalho em todo o mundo.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top