Salesforce lança plataforma que une consumidores, fabricantes de veículos, concessionários e grupos financeiros

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), anunciou o lançamento do Automotive Cloud, um novo produto construído especificamente para fabricantes, concessionários, grupos financeiros do setor automóvel e respetivos clientes. O Automotive Cloud proporciona o melhor serviço e experiências da categoria com o Driver 360 em todas as interações com o cliente, impulsiona as receitas através de uma melhor conversão e colaboração de leads e tira partido da automação, IA e análises criadas pelo setor para aumentar a produtividade e reduzir custos.

A indústria automóvel está a vivenciar uma grande transformação com um crescimento que visa dar resposta à procura da era digital. Quase 100% dos clientes de automóveis estão insatisfeitos com a experiência tradicional de compra de carros, e apenas ¼ dos fornecedores e revendedores acredita que as suas empresas se adaptaram bem à venda online. Para criar novos fluxos de receitas e corrigir a experiência do cliente, o setor deve tirar partido das novas oportunidades criadas por novos modelos de vendas e serviços, veículos conectados, assinaturas e parcerias, bem como a riqueza de dados que essas novas ofertas criam.

“A indústria automóvel está a enfrentar um novo imperativo digital no âmbito de uma turbulência forte provocada pelo surgimento de modelos diretos ao consumidor e o início da era dos veículos elétricos”, explica Achyut Jajoo, SVP & GM of Manufacturing and Automotive da Salesforce. “Mas com as grandes disrupções surgem as grandes oportunidades, e as empresas que aceleram para o futuro digital com tecnologia como a Automotive Cloud podem obter uma vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, preparar os seus negócios para o futuro.”

Ao permitir a personalização e inteligência em tempo real ao longo de todo o ciclo de vida do cliente e do veículo – quer os clientes estejam a procurar por um carro novo, a fazer uma compra, a procurar opções de financiamento ou a efetuar a manutenção do seu veículo – o Automotive Cloud irá impulsionar o setor durante este período de transformação histórica.

Com o Automotive Cloud, as equipas de marketing podem definir parâmetros para classificarem automaticamente leads qualificados e partilharem os clientes em potencial com maior contacto diretamente com o concessionária local do cliente. Os gerentes de revendedores podem ver os contratos de compra ao longo do tempo para acompanharem o desempenho do stock e descobrirem quem são os revendedores que estão a cumprir as suas previsões e acordos de vendas para gerir melhor o stock e a alocação de veículos.

As equipas de serviço podem configurar alertas notificando-os quando a concessão de um cliente estiver prestes a expirar ou lembrar automaticamente os seus clientes de que devem trocar o óleo quando o odómetro atingir um determinado marco.

As equipas de TI podem criar fluxos personalizados com apenas alguns cliques para alertarem automaticamente todos os clientes que possuem um modelo específico de que o seu veículo foi recolhido.

Proporcionar o melhor serviço e experiências do cliente com o Driver 360

O Driver 360 fornece soluções prontas para serem utilizadas, criadas com modelos e processos de dados específicos do setor para a indústria automóvel com vista a acelerar o tempo de retorno.

  • O Driver Console proporciona às equipas de serviço uma visão completa de cada interação com o cliente através de pontos de contacto contínuos e alertas personalizados, desde a navegação de carros e histórico de compras até jornadas de serviço. Com recursos como a Gestão de Famílias, as empresas automóvel podem aceder a uma imagem holística do histórico completo do motorista e do veículo de uma família, personalizando ainda mais o suporte, as ofertas e as vendas.
  • Vehicle Console oferece a qualquer membro da equipa de uma fabricante, concessionária ou grupo financeiro acesso fácil a informações abrangentes sobre o veículo – como as leituras do odómetro, o valor de mercado do veículo e informações de serviço e reparações em tempo real.
  • Automotive Data Foundation, baseado em padrões da indústria como o STAR Standard, é a espinha dorsal do Automotive Cloud e cria uma base de dados de onfiança e baseada em padrões que incentiva a interoperabilidade, proteção inteligente de dados, conformidade regulatória global e partilha flexível de dados.

Gerar receitas através de uma melhor conversão e comunicação de leads

Os novos modelos de vendas e as expectativas dos clientes digitais de hoje significam que as fabricantes e revendedores precisam de colaborar com mais eficiência do que nunca para impulsionarem as vendas, gerirem o stock e fornecerem melhores experiências aos clientes.

  • O Automotive Lead Management impulsiona a colaboração entre revendedores e fabricantes, enriquecendo os leads com o histórico exclusivo de clientes e veículos, permitindo que os leads de maior valor sejam encaminhados diretamente para a concessionária preferida do indivíduo, juntamente com uma visão completa dos seus desejos, necessidades e histórico.
  • O Gestor de Desempenho do Concessionário facilita a análise do desempenho da concessionária por região e a monitorização o de pipelines de leads. Tal permite que as fabricantes direcionem os seus esforços e coordenem melhor os acordos de vendas, visitas ao local, colaborações de parceiros, previsões de procura, incentivos de canal, entre outros.

Aproveitar a automação, a IA e as análises criadas pelo setor para aumentar a produtividade e reduzir os custos

Ao enfrentarem preços crescentes, restrições na cadeia de abastecimento e investimentos pesados ​​em veículos elétricos, as empresas do setor automóvel precisam de automação inteligente e IA, análises poderosas e dados conectados para reduzir custos, identificar novos fluxos de receita e tomar decisões mais informadas.

  • O Flow for Automotive faculta automação inteligente com ferramentas de configuração e integração baseadas em cliques para simplificar a criação e a entrega de experiências automatizadas e de marca, como as atualizações de status de pedidos de veículos ou notificações de atrasos de remessas para ajudar os membros da equipa a concluírem mais tarefas com menos recursos e aumentarem a eficiência e oferecerem melhores experiências ao cliente, em escala.
  • Analytics for Automotive disponibiliza às empresas automóvel insights para monitorizarem e melhorarem os seus negócios. É disponibilizado com painéis criados especificamente para fornecer uma visão geral detalhada do desempenho de vendas e negócios, ciclo de vida de clientes e ativos e tendências de receita, para fornecer resultados de negócios melhores e mais rápidos com eficiência.
  • O Salesforce Genie for Automotive ajuda as empresas automóvel a unificarem os seus dados de clientes e veículos em todos os canais e interações, como consultas de clientes, solicitações de serviço e dados de veículos num único perfil de cliente em tempo real. 

O ecossistema de parceiros da Salesforce amplia o poder do Automotive Cloud

A Salesforce conta com um amplo ecossistema de parceiros que fornece conhecimentos e soluções exclusivas para a indústria automóvel. Os parceiros globais de consultoria Capgemini, Deloitte Digital, PwC e Tata Consultancy Services (TCS) e os parceiros regionais de consultoria Arlanis Reply, Concentrix, EMZ Cloud Solutions, ForeFront, Kolekto, uma OSF Digital Company e LTI são especializados em serviços automóvel, incluindo a compra online, gestão de incentivos, serviços de pós-venda e veículos inteligentes, e estão preparados para implementar estas soluções à medida que as necessidades específicas dos clientes vão surgindo. Além disso, os parceiros ISV – incluindo a CitNOW, Otonomo, Upstream – fornecem aplicações inovadores pré-criadas no AppExchange, especializadas para a indústria automóvel para ajudar a resolver desafios críticos de negócios e criar experiências conectadas ao cliente.

O Automotive Cloud vai estar disponível globalmente a partir de 17 de outubro de 2022.

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