Tens um negócio? Então certamente que tens uma fan page associada à mesma. Trazemos-vos 6 dicas para melhorarem a página de negócios no Facebook!

1. Verifica a tua Fan Page do Facebook

Para começar com a melhoria da nossa página de fãs no Facebook, vamos começar por verificá-la. Grandes empresas, marcas ou figuras públicas podem receber um crachá azul semelhante ao Twitter. Mas as pequenas e médias empresas também têm a possibilidade de ter a sua conta verificada, embora para diferenciá-las das demais, receberão uma insígnia cinzenta.

Porquê verificar a página de fãs da tua empresa?

Cada vez mais empresas estão presentes nesta rede social e cada vez mais utilizadores as seguem e procuram. É por isso que, por vezes, aparecem páginas duplicadas e falsas que confundem os utilizadores quando procuram uma determinada marca. Portanto, se chegarmos a verificar a página da nossa empresa, vamos conseguir, por um lado, aparecer primeiro no motor de busca do Facebook quando um utilizador procura por nós e também que o utilizador nos reconheça e nos diferencie de possíveis páginas semelhantes que podem ser páginas de trolls.

Como verifico a página da minha empresa no Facebook?

Para verificar a nossa fan page só temos que:

  •       Ir à configuração da página
  •       Verificação da página
  •       Verificar esta página
  •       Verificamos por número de telefone ou qualquer um dos seguintes documentos: Fatura telefónica, licença comercial, declaração de imposto comercial, certificado de incorporação ou estatutos da empresa.

2 Cria a tua loja personalizada no Facebook

Em segundo lugar, é quase imperativo que criemos… a nossa própria loja online no Facebook! Quer vendamos serviços ou produtos, o Facebook dá-nos a opção de dedicar um espaço na página da nossa empresa para mostrar aos nossos clientes o que oferecemos.

Porquê criar a nossa loja no Facebook?

Os utilizadores poderão ver todos os seus produtos/serviços sem sair do Facebook, com descrições de cada um deles, comparar preços e até mesmo comparar por comentários e avaliações de outros utilizadores. Além disso, como tudo nesta rede social, os utilizadores poderão partilhar e reagir a qualquer um dos produtos na nossa loja. Sem dúvida, esta opção ajudar-nos-á a vender mais através da Internet!

Há duas coisas importantes a destacar. Podemos criar a página, como explicámos, para mostrar os nossos produtos e para que os utilizadores nos façam perguntas na rede social através do botão «Estou interessado» ou podemos criar a loja para que o utilizador seja encaminhado diretamente para a web onde pode comprar os produtos que gostou.

Como criar a nossa loja do Facebook?

  •       Voltamos à configuração da nossa página de fãs.
  •       No menu à esquerda, clique em «Editar página».
  •       Clicamos em «Loja» e ativamo-la (se já estava ativada deve aparecer no menu da nossa página à esquerda).
  •       Vai até ao separador loja da tua fan page.
  •       Aceita os termos e a política para comerciantes.
  •       Escolhe ‘Mensagem para comprar’ para que os teus clientes possam enviar mensagens sobre os produtos em que estão interessados, ou escolhe ‘Pagar em outro site’ para direcioná-los para outro site para concluir a compra. Em seguida, clique em Continuar.
  •       Escolhe a moeda que queres utilizar.
  •       Guarda a configuração e começa a inserir os teus produtos ou serviços!

3 Espreme todas as possibilidades do Facebook Ads

 A publicidade nesta plataforma social é a mais eficaz quando se trata de publicidade em redes sociais. O ROI pode ser muito alto se trabalharmos bem a segmentação para a qual direcionamos os nossos anúncios.

Porquê fazer publicidade no Facebook?

A publicidade no Facebook oferece-nos uma infinidade de opções. A partir da promoção de uma publicação específica que queremos que seja alcançada por um público mais amplo, para obter novos fãs da nossa página e, assim, obter um maior alcance orgânico no futuro, para vender diretamente os nossos produtos na web.

No total, podemos escolher entre: Reconhecimento (brand awareness, difusão local ou alcance), prestígio (tráfego, interação, download de apps, reproduções de vídeo, criação de potenciais clientes) ou conversão com foco em vendas diretas.

Além disso, temos um número crescente de possibilidades na ferramenta de publicidade do Facebook, como a criação de anúncios para gerar banco de dados de potenciais clientes!

Como criar o nosso anúncio no Facebook?

  •       Aceda ao Facebook Ad Manager com a tua conta de utilizador.
  •       Escolhe o objetivo do anúncio. Por exemplo «Tráfego».
  •       Decide o público-alvo para o anúncio ou conjunto de anúncios.
  •       Escolhe a localização.
  •       Seleciona a duração e orçamento.
  •       Desenha o anúncio (texto, título, imagem, vídeo, etc.)
  •       Lançar o anúncio

4 Publicar em vários idiomas

Recentemente o Facebook com o seu objetivo de estar em continua melhoria introduziu a possibilidade de fazer as suas publicações em vários idiomas através de um tradutor automático.

Porquê publicar em vários idiomas?

Somente se tiveres uma empresa que vende noutros países que não falam português, e se só tiveres uma página de empresa no Facebook e em português… esta opção te pode interessar! Podes publicar no idioma principal (português) e ativar a tradução automática em qualquer idioma. Desta forma, se, por exemplo, tiveres vários seguidores em inglês ou italiano, eles também serão capazes de ver as tuas publicações na sua própria língua.

É uma forma de internacionalizar o seu conteúdo!

Como ativar as traduções nas minhas publicações?

  •       Faz click na nova entrada ou na seção de publicação «escreve aqui».
  •       Escreve a tua publicação
  •       No mesmo espaço, no canto inferior direito há a opção «escrever publicação noutro idioma». Fazemos click.
  •       Selecionamos o(s) idioma(s) que queremos. E publicamos.
  •       Todos os nossos seguidores serão capazes de compreender a publicação, independentemente do país em que se encontrem!

5 Vídeos curtos, vídeos em direto e vídeos 360º:

O Facebook é a rede social mais completa que existe, mas em 2017 todas as redes sociais giraram em torno de vídeos.

Para quê usar os vídeos na página da nossa empresa?

Vídeos foram o conteúdo estrela do marketing online em 2017. Se quisermos atingir mais utilizadores, manter e reter os atuais, gerar interação e no final ajudar a vender mais… temos que criar vídeos. E sabe que mais? Temos muitas opções!

Recomendamos a utilização de vídeos curtos, vídeos ao vivo (Facebook Live) ou vídeos 360º.

Como partilhar vídeos na tua pagina?

Para partilhar qualquer vídeo só tens que fazer o upload a partir da tua galeria quando estiveres a partilhar uma publicação, basta clicar em vídeo ao vivo, podemos iniciar uma gravação de, por exemplo, qualquer evento que a nossa empresa organiza ou em que participa, sendo capaz de envolver todos os nossos seguidores imediatamente! Tenha em conta que para carregar vídeos em 360º é necessário que sejam gravados com câmeras de dispositivos especiais.

6 Facebook Stories

O conteúdo imediato é a ordem do dia. O Instagram já copiou o Snapchat na sua forma de partilhar este tipo de conteúdo e criou o Instagram Stories. O Facebook, ao ver o sucesso obtido no Instagram, decide copiar ambos e incorporou a sua seção de Facebook Stories.

Começou a ser testado pela empresa na Irlanda e foi progressivamente ativado em todos os outros países. A operação é exatamente a mesma do Instagram, dedica um espaço no topo onde podemos ver as histórias das pessoas que seguimos. As histórias são fotos e vídeos personalizados que desaparecem em 24 horas.

Porquê usar Facebook Stories?

As Facebook Stories são a ferramenta perfeita para humanizar a nossa marca e conectar ainda mais com os nossos fãs, seguidores ou clientes. Temos que usá-la porque é uma ferramenta que tem sucesso no Instagram e Snapchat e obteve sucesso no Facebook e porque o conteúdo que é partilhado tende a ter mais visualizações do que as publicações partilhadas normalmente.

Além disso, um exemplo perfeito de uso por grandes, médias e pequenas empresas de histórias do Facebook é mostrar aos seus seguidores o dia a dia da empresa, mostrar o trabalho do interior, celebrações de colegas … etc …. Mostrar o rosto amigável da marca, ajudando a humanizá-la e dando-lhe uma vida própria!

Como usar as Facebook Stories?

O funcionamento é muito semelhante à das Instagram Stories e Snapchat.

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