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Com o ritmo atual de crescimento do e-commerce, as tendências emergentes estão rapidamente a consolidar-se. O que a princípio levaria alguns anos, hoje leva meses.

A imprevisibilidade definida pela pandemia tem uma dimensão global, sobretudo do ponto de vista empresarial. Alguns dos problemas, tais como estrangulamentos no transporte de contentores ou elevadas taxas de envio são um cenário sombrio para as frágeis cadeias de abastecimento. A Deloitte prevê que a crise dos semicondutores não terminará antes de 2023.

As projeções de crescimento dinâmico do mercado de e-commerce são reforçadas por fenómenos como a aceleração da transformação digital, a mudança de estilos de trabalho, automação, simplificação de pagamentos e formas de compra de produtos, experiência e a entrada de novos grupos de clientes no mundo do e-commerce.

Marketing de conteúdo de acordo com o princípio EAT

Sabemos há anos que o marketing de conteúdo é importante. A qualidade, exclusividade e utilidade do conteúdo que criamos também são importantes. Ao longo de 2022, o seu valor aumentará ainda mais de acordo com o princípio EAT (Experience, Authority, Trust). 

O Google concederá classificações altas a sites, marcas e criadores que realmente sabem sobre o que estão a escrever e fornecerão aos seus clientes segurança total e dados verificados como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.

A construção de links positivos no espírito do white hat SEO, entre outras coisas, também será crucial aqui através de boas relações públicas. O posicionamento do seu site deve ser feito da melhor forma possível. Links aleatórios e conteúdo de baixa qualidade não o ajudarão, só podem prejudicá-lo .

Encontre produtos com uma imagem

Funcionalidade ideal para itens que podem ser fotografados ou que aparecem em fotos do Instagram ou Pinterest, ou seja, principalmente roupas, jóias ou móveis. Amazon e eBay já lançaram o serviço. O mecanismo de busca baseado num algoritmo de machine learning analisa o item visível na foto tirada pelo utilizador e encontra produtos semelhantes no site. Os resultados da pesquisa são influenciados pela qualidade das fotos que o utilizador usa ao pesquisar um produto, bem como as publicadas nos sites das lojas. 

Live e-commerce

As compras online ao vivo são formas de venda de produtos online muito populares na Ásia com a participação de celebridades. A estrela chinesa de transmissão ao vivo Li Jiaqi, vendeu 1,9 biliões de dólares em produtos na plataforma Taobao do Alibaba. Por tempo limitado ou por um número de produtos vendidos, esta forma de vender tem o seu próprio drama e garante emoções que constroem relacionamentos positivos com as marcas. A tendência está a assumir uma dimensão global com plataformas de rede social e apps em parceria com provedores de soluções. Nos Estados Unidos, o TikTok fez parceria com o Shopify e o Walmart

Modelo de venda de assinatura

Esta é uma solução que está a ganhar popularidade, especialmente quando se trabalha remotamente. Alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, pet food… basta fazer um único pedido e receber os produtos ciclicamente durante um período de tempo determinado. 

Para o cliente, é uma comodidade, para o vendedor, um cliente fiel com pagamento garantido. Plataformas de streaming com filmes, músicas, jogos, e-books, treino online ou software operam no modelo de assinatura há anos. Existem dois modelos de vendas no modelo de assinatura: conveniência e descoberta. Na primeira, é o cliente que paga antecipadamente por um pedido específico; no segundo, os produtos são entregues com base num pedido geral e são uma surpresa.

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