TikTok avança com a sua proposta de anúncio de realidade aumentada

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O TikTok vai lançar um novo formato de anúncio de realidade aumentada e reforçar a sua oferta publicitária dentro da plataforma. Este tipo de anúncio será chamado de «AR brand effect», e destina-se a permitir aos utilizadores adicionar efeitos visuais interativos criados pelas marcas. A data exata de lançamento ainda não é conhecida, mas espera-se que seja no terceiro trimestre de 2020.

Esta decisão estratégica aproxima a plataforma do Snapchat como uma ferramenta de marketing, uma vez que este último já oferece este serviço. No entanto, no caso do TikTok, os usuários teriam que clicar nos anúncios para reproduzir a música enquanto gravam o conteúdo que irão compartilhar no aplicativo social mais tarde.

Um porta-voz da empresa apontou a criatividade como um dos temas centrais da TikTok, e diz que eles estão a trabalhar para continuar a fornecer uma experiência valiosa para as marcas: «Estamos sempre a explorar novas maneiras de trazer criatividade e alegria para a nossa comunidade. Os efeitos criativos são uma forma divertida para os nossos utilizadores se expressarem e para as marcas trazerem um elemento interativo às suas campanhas com efeitos criativos da marca. Estamos a experimentar formas de continuar a fazer disto uma experiência valiosa para as marcas. Vamos partilhar mais detalhes à medida que estiverem disponíveis.»

A nova galinha dos ovos de ouro

A Realidade Aumentada era desconhecida há alguns anos, mas o «boom» que está a ter agora certifica o seu valor como ferramenta de marketing e como uma forma eficaz de fortalecer a consciência e o envolvimento. Tanto que, segundo estimativas da SuperData Research, este mercado vai ganhar 6.300.000 dólares em 2020 a nível global.

O Pokémon Go marcou um antes e um depois nesta área em 2017 e desde então só vimos crescer o número de marcas que apostaram nesta tecnologia nas suas estratégias. De facto, segundo dados da Perkins Coie, em 2018, 20% dos executivos destacaram a RA como uma estratégia de marketing eficaz, e em 2019 essa percentagem dobrou para 40%.

A tendência da Realidade Aumentada é suportada pela chegada dos usuários e das novas gerações. De acordo com dados recentes do IBM Institute for Business Value, 44% dos consumidores pesquisados em todo o mundo com menos de 40 anos de idade utilizaram a realidade aumentada enquanto faziam uma compra em 2019; destes, 21% são da Geração Z e 23% Millennials.

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