Tocar nos artigos e desfrutar da experiência de compra, fatores quando se compra numa loja física

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ano de confinamento que vivemos devido à crise da saúde mudou completamente a nossa forma de comprar e interagir com as lojas físicas. 3 em cada 4 espanhóis decidiram comprar online, enquanto 35% preferiram Click and Collect durante o primeiro ano da Covid-19.

Com o fim do confinamento e a vacinação em andamento, os espanhóis mostram grande interesse em comprar novamente nas lojas físicas. De acordo com o estudo realizado pela Sensormatic Solutions, a mais de 1.000 consumidores espanhóis entre maio de 2020 e maio de 2021, Europa: Retalho no pós-confinamento, para três quartos dos espanhóis (74%) foi libertador poder comprar pessoalmente em vez de o fazer através de um dispositivo eletrónico.

Motivações dos espanhóis para voltar às lojas

Poder tocar e ver os itens de perto e desfrutar da experiência de compra são os dois fatores mais importantes para os espanhóis na hora de comprar nas lojas (47% e 34% respetivamente). Porém, 45% comentaram que a higiene do estabelecimento e uma melhor limpeza são os fatores mais determinantes para o retorno aos estabelecimentos. Por outro lado, 8% afirmam ter sofrido de fadiga digital e estavam fartos de fazer compras online.

81% dos espanhóis consultados ficam preocupados quando os outros consumidores não respeitam a distância social no ponto de venda. Enquanto 68% se sentiriam mais seguros ao comprar no estabelecimento físico se a capacidade fosse controlada.

Depois de mais de um ano a cumprir as restrições sociais, parte deste comportamento enraizou-se no psicológico dos consumidores espanhóis, transformando completamente a forma como compram e interagem com as lojas físicas.

Carlos Gómez, Diretor da Sensormatic Solutions Iberia .

Comportamento durante o confinamento

A maioria dos compradores espanhóis (36%) limitou as suas idas ao supermercado a 2 ou 3 vezes por semana, e a mesma proporção (36%) só foi a lojas essenciais uma vez por semana durante a pandemia.

Por outro lado, os compradores limitaram as suas visitas a lojas não essenciais. 31% dos compradores espanhóis visitaram estes pontos de venda uma vez por semana, enquanto 27% visitaram 2 a 3 vezes por semana e apenas 17% visitaram uma vez por mês ou menos.

O estudo também mostra que 29% dos compradores espanhóis migraram para as compras online durante a pandemia. Por outro lado, 79% consideram que, apesar do aumento do comércio eletrónico, as lojas físicas continuarão a ser relevantes num futuro próximo.

“Apesar da cautela, os compradores receberam de forma esmagadora as compras físicas novamente e, em 2021, vimos uma recuperação lenta, mas constante, no número de compradores que voltavam às ruas para fazer compras. Um número encorajador para as empresas, que fizeram mudanças radicais nas suas operações em loja para torná-las o mais seguras possível para os seus clientes, disse Gómez .

Espanhóis vs resto da Europa

Apesar do facto de que as restrições devido ao COVID-19 foram relaxadas em diferentes níveis em toda a Europa, os consumidores em Espanha (77%), Itália (69%), França (60%) e Alemanha (56%) concordam que o uso de máscaras serão necessárias nos próximos anos, enquanto dois terços (64%) dos compradores europeus acreditam que continuar a monitorizar de perto a capacidade nas lojas aumentará a sua confiança nas compras físicas.

O estudo da Sensormatic também mostra que os compradores online espanhóis foram os europeus que mais receberam os seus pedidos em casa: 75% dos utilizadores espanhóis receberam as suas compras em casa durante o ano passado; o maior índice dos principais países europeus. Por outro lado, os italianos ficariam em segundo lugar, com 72%, enquanto os franceses apresentaram rotinas diferentes, já que apenas 45% receberam os seus pedidos online em casa.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba