Transição atribulada do Strong Customer Authentication na União Europeia

A Strong Customer Authentication entrou em vigor em setembro de 2019. Porém, de modo a dar tempo para o setor de pagamentos se ajustar a estas novas regras, foi concedido um período de adaptação flexível até dezembro de 2020.

SCA (Strong Customer Authentication) é um padrão de segurança reforçado que nos permite confirmar a nossa identidade através de diferentes fatores. O objetivo é verificar a autenticidade do cliente com estes pontos-chave:

  • Algo que o cliente sabe : Uma senha ou um PIN;
  • Algo que o cliente possui : Um smartphone para enviar um SMS ou uma app bancária
  • Algo que o identifica : Impressão digital ou reconhecimento facial

Com o impacto do COVID-19 no setor de pagamentos, alguns Estados-Membros decidiram adotar estratégias de aplicação graduais formais e informais para permitir mais testes e preparações deste mecanismo.

Desde dia 1 de janeiro de 2021 este mecanismo é obrigatório para todas as compras online, embora haja exceções como: compras de baixo valor, compras em empresas identificadas pelo cliente como sites confiáveis, pagamentos contactless , etc.

A implementação e aplicação são acompanhadas na maioria dos países por uma tentativa de monitorizar a evolução da situação. No entanto, ainda é difícil obter uma imagem clara do impacto, considerando que a maioria dos dados recolhidos ainda se concentra na conformidade, e não no desempenho.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top