A Amazon fechou um 2019 tenso. As ações da empresa subiram apenas 23% em 2019, o seu pior desempenho em três anos e abaixo do S&P 500 pela primeira vez desde 2014, de acordo com a S&P Global Market Intelligence.
A Amazon investiu muito em 2019, particularmente na entrega mais rápida e na sua plataforma AWS. Os acionistas estão preocupados com os investimentos desproporcionais que a Amazon fez este ano e, segundo analistas de Wall Street, os acionistas da Amazon vão esperar resultados «mais concretos» este ano.
Conseguir que as suas encomendas cheguem num único dia e o forte compromisso com a sua plataforma de cloud têm sido os dois maiores obstáculos para a Amazon este ano, e os investidores tendem a ser cépticos até verem algum resultado positivo dos investimentos que as empresas fazem.
No entanto, a empresa liderada por Jeff Bezos tem a maior recomendação de compra de qualquer empresa do S&P 500. De acordo com o Factset 47 dos 49 analistas que cobrem as suas acções recomendam a sua compra.
Mas nem todos estão otimistas sobre a situação na Amazon. Andrew Murphy, analista da Loup Ventures, diz que «a Amazon está a aumentar o seu volume de vendas no retalho, mas os custos associados e o impacto nas margens podem pesar no seu stock em 2020″.
Apesar dos altos e baixos da empresa, parece que Wall Street ainda tem confiança no CEO da Amazon, Jeff Bezos, e a sua equipa, dado o histórico da empresa. Além disso, os analistas dizem que, se a história se repetir, é provável que a Amazon vença o mercado este ano.
A única vez que a Amazon caiu abaixo da média do mercado por dois anos consecutivos foi em 2000 e 2001, durante a queda do pontocom; e a empresa recuperou. Quando lançou a entrega gratuita em 2005, experimentou uma forte renovação nas suas receitas, de modo que o mercado mostra que os investimentos em logística compensam a longo prazo.